Noite de quinta feira por volta de 23:40h, uma mulher de 36 anos residente no bairro Lenheiro em São João del Rei pediu auxílio aos bombeiros para lhe ajudarem a socorrer seu filho, um recém nascido de 10 dias , que havia se engasgado com o leite enquanto estava mamando, vindo a ficar cianotico e não respirava.
O Sub tenente Fábio Lacerda, rapidamente e de forma tranquila orientou a mãe sobre os procedimentos a serem feitos.
Enquanto isto um ambulância foi deslocada até o local.
No caminho o Cabo André Lara fez contato com o Sub Ten Lacerda sendo lhe informado que o bebê faz o uso , recomendado pelo pediatra de mamadeira de leite para compor a alimentação do bebê, além do leite materno.
Quando os bombeiros chegaram encontraram o casal já do lado de fora de casa e o bebê estava no colo da mãe, sendo que a mãe relatou que ele teve uma parada respiratória durante a alimentação.
O pai do bebê aparentava nervosismo e a mãe relatou que após as manobras que foi orientada a fazer por telefone a criança “gorfou” e voltou a respirar porém aparentava inércia e isso a deixou muito preocupada;
Durante o transporte foi continuado o processo para retornar os sinais vitais, enquanto o pai acompanhava a viatura em seu veículo e já na UPA , o bebê já estava com os olhos abertos onde foi atendido pela equipe de plantão.
Para o Cabo André Lara que chefiou os trabalhos, foi preciso orientar ao casal que fazia se necessário conduzir o bebê até o Hospital, para uma melhor avaliação, pois o recém nascido pode ter seus pulmões atingidos pelo líquido.
GIRO DE NOTÍCIAS / CBMMG