Home » SES-MG habilita laboratórios e amplia testagem

SES-MG habilita laboratórios e amplia testagem

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Em quatro meses rede pública tem incremento de mais de mil por cento

Na busca dos melhores resultados contra a covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ampliou em 1.177% a capacidade de testagem molecular (RT-PCR) e emissão de diagnóstico pela rede de saúde pública do estado. Se em março – mês em que o estado declarou Situação de Emergência em Saúde Pública – eram feitos uma média de 77 testes por dia, conforme dados do Boletim Epidemiológico Especial n.12, emitido pela SES-MG, em maio este número cresceu quatro vezes: foram realizados cerca de 311 exames, diariamente, pelos laboratórios públicos. Em junho a média diária saltou para 593 exames e até o dia 10 de julho a expansão alcançou média de 984 exames por dia.

“A SES-MG conseguiu ampliar a capacidade da testagem por meio da habilitação de outros laboratórios públicos de pesquisa e diagnóstico para realização da testagem, em parceria com o Laboratório Central de Análises Clínicas e a Fundação Ezequiel Dias”, explica a coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Silva de Oliveira. Até o momento, a rede de laboratórios do estado realizou 44.083 testes moleculares. Outros 1.701 exames estão em análise. Com a iniciativa a SES-MG descentralizou o diagnóstico da covid-19 e instituiu uma rede que atende à demanda regional para detecção do vírus por biologia molecular (RT-PCR).

Levados em consideração recursos próprios da SES-MG, o estado tem a capacidade de realizar mais exames, ainda. Mas para essa ampliação é necessário o abastecimento dos insumos da cadeia de diagnóstico molecular”, explica Jaqueline. Segundo a coordenadora, os insumos são fornecidos ao Estado pelo Ministério da Saúde. A remessa que Minas Gerais receberá equivale a 500 mil exames; que correspondem a apenas um item desta cadeia de insumos.

Para a complementação destes insumos, de maneira a suprir a realização dos exames, a SES-MG está com processos de compra para complementação dos itens. “Estamos passando por uma fase mundial de escassez de insumos. Estamos tentando comprá-los em um cenário de fornecimento sobrecarregado. São materiais de naturezas distintas, muitos importados, o que dificulta mais o processo”, explica Jaqueline. A intenção é adotar estratégias para nova ampliação de testagem.

Em relação aos testes rápidos – também chamados sorológicos – foram distribuídos pelo Ministério da Saúde à Minas Gerais, 783.960 testes, devidamente repassados pela Secretaria a todos os municípios. A previsão é que o estado receba, no total, 1.040.720 destes testes.

Laboratórios habilitados

• Parceiros que trabalham de forma integrada com a Fundação Ezequiel Dias

1. Fundação Hemominas;
2. Fiocruz Minas;
3. Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA);
4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Universidades

5. Universidade Federal de Viçosa (UFV);
6. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM);
7. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM);
8. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes);
9. Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ);
10. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
11. Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Laboratórios municipais:

12. Secretaria de Saúde de Sete Lagoas;
13. Prefeitura de Belo Horizonte.

Por Jornalismo SES-MG

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados