A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (21), mandados de busca e apreensão contra sócios de empresas do ramo de importação e exportação de diamantes e pedras preciosas, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A Receita Federal e a Procuradoria da Fazenda Nacional também participam da ação.
A Operação “A Incomparável do Abaeté” tem como objetivo combater lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Os alvos também estão sendo investigados por comércio de pedras preciosas extraídas de garimpos ilegais no país.
De acordo com a Polícia Federal de Belo Horizonte, os envolvidos teriam dissimulado patrimônio obtido em atividades ilícitas e remetido valores ao exterior de forma ilegal.
Os nomes das empresas e os locais onde os mandados estão sendo cumpridos não foram divulgados. Porém, a Receita Federal explicou que os mandados são feitos em duas residências, duas empresas e um escritório contábil.
O intuito é apreender bens e valores, além de reunir provas referentes aos crimes. Com isso, garantir o pagamento da dívida tributária com a União e identificar a continuidade da prática de sonegação fiscal comandada por grupo econômico familiar.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM