Por meio de ligação ou mensagem, servidores vão recomendar isolamento de 14 dias para todos que tiveram contato com alguma pessoa infectada.
Com o agravamento da crise do novo coronavírus no Brasil, os agentes de saúde do estado de Minas Gerais começaram a aplicar de forma intensificada um protocolo de rastreamento das pessoas que tiveram contato com pacientes com covid-19. Para isso, é questionado ao infectado com quem ele esteve desde de 2 dias antes de começar a apresentar os sintomas. Com isso, é feito o contato por telefone ou whatsapp com as pessoas indicadas e é orientado o isolamento de 14 dias. A intenção é quebrar o ciclo de transmissão do vírus.
De acordo com o governo local, a estratégia faz parte das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Aldeias indígenas de Minas Gerais e Espírito Santo têm campanha intensificada contra o coronavírus
Na nota técnica divulgada pela secretaria de saúde de Minas Gerais, os contatos são divididos em quatro níveis de prioridade: muito alta, alta, intermediária e baixa. A maior graduação, “muito alta”, é voltada a profissionais de saúde, pacientes hospitalizados e pessoas que trabalham em locais com muita aglomeração. São prioridade “alta” trabalhadores de serviços essenciais e pessoas dos grupos de risco, como idosos e grávidas.
GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio