Nesta data, o Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente desencadeou, através da 13ª Companhia de Meio Ambiente, realizou a Operação Ouro Ilícito II, no distrito de Gagé, em Conselheiro Lafaiete.
Ao todo participaram da ação 60 policiais militares, 6 fiscais da Agência Nacional de Mineração e 6 fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Duas guarnições do Tático Móvel do 31º BPM e militares do Serviço de Inteligência daquela Unidade apoiaram as atividades.
A operação teve como objetivo encerrar um garimpo ilegal de ouro na região, atividade que causa degradação ambiental através de desmate, assoreamento de curso d’água e dragagem de minerais.
Divididos em 04 pontos distintos, os militares realizaram incursão na mata adjacente. A mata fechada e o terreno acidentado trouxeram dificuldade na localização e no rastreamento dos autores em flagrante.
Por contarem com olheiros distribuídos em locais estratégicos, os garimpeiros foram avisados da aproximação dos policiais e conseguiram evadir. Todavia, após buscas na mata, oito foram localizados e presos. Estima-se que outros quatro garimpeiros conseguiram escapar do flagrante.
Pelos crimes de usurpação de bens da União, dragagem de material para extração mineral e desmate de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente, os autores foram conduzidos em flagrante delito à sede da Polícia Federal em Belo Horizonte juntamente com os equipamentos e ferramentas utilizadas para a atividade ilícita, tais como dragas, esteiras, bateias e tapetes, que foram apreendidos.
Instruir, Proteger e Preservar
Polícia Militar de Meio Ambiente