As Polícias Civil e Militar de Minas Gerais realizaram na última quarta-feira (19) um trabalho de divulgação da campanha “Sinal Vermelho” nas farmácias de São João del Rei.
A ação foi realizada através da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de São João del Rei e da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, que fizeram visitas a grandes redes de farmácia da cidade com uma encenação de uma situação de violência em que uma vítima entrava nos estabelecimentos e mostrava o sinal vermelho na palma da mão.
Em todas as simulações os funcionários agiram com rapidez e descrição, mostrando a eficácia da campanha e que estão aptos a acolher e apoiar as mulheres que procuram ajuda.
Campanha Sinal Vermelho
A campanha foi lançada no último dia 6 de junho pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país.
O protocolo é, de fato, simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência.
Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para a polícia e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país.
Thays Ferreira
Assessoria de Comunicação
13° Departamento de Polícia Civil