Na tarde de ontem (20), o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou uma blitz educativa no centro de Barbacena em função do Agosto Lilás, mês de prevenção à violência doméstica. A iniciativa contou com a participação do Centro de Referência em Assistência Social (Creas).
Foram distribuídos folders com informações diversas para conscientização e medidas de autoproteção em caso de violência contra a mulher e exemplares da Lei Maria da Penha para pedestres, motoristas e passageiros de carros e ônibus. Na ocasião, as pessoas puderam tirar dúvidas com os policiais militares e profissionais do Creas.
De acordo com o militar integrante da equipe do Serviço de Prevenção à Violência Doméstica (SPVD) do 9º BPM, 1º Sgt Wagner José Ferreira, além de informar, a ação também teve o objetivo de incentivar denúncias de agressão – que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais – contra as mulheres. “É de extrema importância promover a conscientização sobre este grave flagelo que aflige de maneira peculiar as mulheres trazendo grande sofrimento a elas e à família de maneira geral,” ressaltou Sgt Wagner.
Além da equipe do SPVD, também participaram da blitz militares da Base Comunitária Móvel e da equipe de recobrimento do radiopatrulhamento setorizado. Já do Creas – Barbacena, estavam no local psicólogas, assistente social, orientadora socioeducativa, abordadores sociais e um agente administrativo.
Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás tem por objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher no país.
Foi escolhido o mês de agosto em função da Lei Maria da Penha criada em 7 de agosto de 2006. A lei originou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil completando 14 anos de sua existência esse ano.
Ana Carolina Cobucci
Assessora de Imprensa da 13ª RPM