A decisão foi tomada após análises das particularidades desse tipo de graduação
Na última semana, o Comitê Executivo Covid-19 autorizou a volta presencial dos cursos de pós-graduação das universidades públicas e particulares de Minas Gerais. No entanto, o aval é válido apenas para as instituições instaladas em municípios mineiros que aderiram ao programa Minas Consciente e que estão nas ondas verde e amarela do plano de retomada da atividade econômica.
Sendo assim, as faculdades que ofertam mestrado, doutorado e especialização estão autorizadas desde o último sábado (5) a receberem os alunos. Conforme o governo de Minas, a decisão foi possível após análises das particularidades desse tipo de graduação.
De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a retomada é um avanço para o setor da educação. O secretário também informou que vários estudos foram realizados, até mesmo considerando que um público adulto e que, na grande maioria, as aulas são feitas nos fins de semana, em dias espaçados.
Além disso, Passalio ressaltou que as análises apontaram que era seguro a volta da pós-graduação em cidades que migrassem para a onda amarela do Minas Consciente.
Porém, apesar da liberação, as instituições deverão garantir medidas de prevenção à Covid-19, com distanciamento, disponibilização de álcool em gel e outras regras sanitárias.
Vale lembrar que a onda amarela, considerada intermediária, funciona diversos serviços não essenciais, como bares, autoescola, salões de beleza e lojas.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM