O café produzido no Sul de Minas se destacou e está concorrendo no principal concurso de qualidade do mundo, o Cup of Excellence – Brazil 2020. A disputa dos cafés especiais está na fase nacional, e pretende busca produtores para a internacional.
No total, 100 amostras, de todo o Brasil, estão na disputa, sendo 52 das regiões Sul e Sudeste. Os produtos são cultivados em diversos pontos das regiões, com destaque para a Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, com 30 amostras. As reavaliações vão ocorrer entre os dias 3 e 5 de outubro, em Varginha, no Sul do estado.
As 35 primeiras amostras no ranking, que obtiverem nota igual ou superior a 87 pontos, vão passar para a fase internacional. Já os cafés com notas entre 86 pontos até o 25º ganhador, serão considerados “Vencedores Nacionais”, e ficarão disponíveis em uma plataforma de venda na internet.
Na etapa internacional, as classificadas concorrem aos 25 postos de vencedores do concurso, tornando-se os melhores cafés especiais brasileiros da safra atual. As amostras vencedoras também ganham o direito de participar de um leilão internacional, via internet.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM