Entrega dos equipamentos foi formalizada nesta terça-feira; tecnologia vai contribuir com atividades escolares e ampliar contato virtual de jovens com famílias
O Sistema Socioeducativo de Minas Gerais recebeu 157 novos computadores, doados pelo Ministério Público de Minas Gerais, nesta terça-feira (20/10). Os equipamentos serão utilizados em atividades escolares desenvolvidas dentro dos centros de internação e casas de semiliberdade do Estado e, também, como reforço no contato com os familiares dos adolescentes, enquanto durar a pandemia.
Todos os computadores são seminovos e passaram por avaliações técnicas das equipes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A ideia foi que, com a troca dos dispositivos, prevista para este ano para as unidades do Ministério Público, centenas de jovens pudessem ser beneficiados a partir da doação, por meio de aulas online e atividades extracurriculares ampliadas e facilitadas.
“Nessa nova realidade da pandemia do coronavírus, os diretores dos centros socioeducativos tiveram que se reinventar, com muita competência, para manter todas as atividades extras com os adolescentes. Essa ajuda vinda do MP, nosso parceiro, assim como a Justiça e a Defensoria Pública são, só nos mostra como o trabalho integrado é a razão do sucesso, segurança e permanência de todas as ações que temos tomado de forma conjunta”, ressaltou o subsecretário de Atendimento Socioeducativo da Sejusp, Bernardo Naves.
O Procurador-Geral do Estado, Antonio Sérgio Tonet, ressaltou a importância de se investir em educação, principalmente, no contexto do socioeducativo, ao justificar a doação dos novos equipamentos. Segundo ele, “é impossível se falar em educação sem, hoje em dia, estar atento às novas tecnologias”. Por isso a instituição apostou tanto na transferência dos bens aos centros socioeducativos.
Contato com as famílias
Durante o período de pandemia, as visitas aos centros socioeducativos do Estado não foram suspensas. Mas tiveram que ter o tempo entre elas dilatado – agora de 15 em 15 dias – para a segurança de jovens, familiares e profissionais na prevenção à covid-19. Nesse mesmo período, o Socioeducativo iniciou visitas virtuais com familiares cadastrados como forma de encurtar distâncias. E os computadores doados nesta terça-feira também terão a finalidade de colocar pais, avós e jovens em contato virtual todas as semanas.
“Temos uma certeza, no sistema socioeducativo, que a ausência da família torna o processo de reeducação um desafio ainda maior. Por isso essa tecnologia é tão bem-vinda e pode tanto ajudar”, destacou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, General Mario Araujo.
Ajuda permanente
No último mês, cerca de outros 240 equipamentos novos – entre computadores, webcams e caixas de som – foram doados pelo Ministério Público de Minas Gerais e distribuídos para 25 centros socioeducativos, para utilização nos laboratórios de informática das unidades. O material foi doado por intermédio da 23ª Promotoria de Justiça com o apoio da cooperativa de crédito SICOOBJus-MP.
SSPMG