Home » Barbacenense publica artigo em revista marítima mais antiga do mundo em atividade

Barbacenense publica artigo em revista marítima mais antiga do mundo em atividade

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O barbacenense Fabrício Robson de Oliveira teve seu artigo “O SS BARBACENA” publicado na Revista Marítima Brasileira (RMB), que é uma publicação oficial da Marinha do Brasil (MB) desde 1851, sendo a revista marítima mais antiga do mundo em atividade; tendo sua publicação trimestral e editada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

O artigo conta a história de um navio alemão fabricado em 1909, sob o nome de “SS GUDRUN”, que foi confiscado pelo governo brasileiro na Primeira Guerra Mundial; onde, em 1917, foi rebatizado com o nome SS BARBACENA, em homenagem a cidade mineira de Barbacena.

Posteriormente, antes da entrada do Brasil na Segunda Guerra; o navio foi afundado pelo submarino alemão U-155 em julho de 1942, deixando 06 mortos e 56 sobreviventes. O SS Barbacena foi o 14º navio mercante brasileiro a ser atacado.

Durante os ataques aos navios da Marinha Mercante Brasileira pelos submarinos do Eixo, entre os anos de 1941 e 1944, causaram a morte de mais de 1.000 pessoas.

O artigo está publicado no volume 140, número 07/09 de 2020 da Revista Marítima Brasileira; que pode ser adquirida em formato físico pelo site www.revistamaritima.com.br e estará disponível para download após 12 meses de sua publicação.

Nota do autor (Fabrício Robson): Que nossa história nunca fique esquecida e que as gerações do presente e futuro, possam entender a importância e o reflexo dos acontecimentos passados em nossa sociedade atual, bem como, as ações do presente e seus impactos no futuro.

GIRO DE NOTÍCIAS

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados