Home » A prevenção e a identificação precoce do AVC podem salvar vidas

A prevenção e a identificação precoce do AVC podem salvar vidas

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Dia Mundial de Combate ao AVC alerta sobre os riscos da doença

O dia 29 de outubro foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial do Combate ao AVC. A data busca conscientizar sobre a necessidade de uma vida saudável para evitar o Acidente Vascular Cerebral (AVC). E também reafirma a importância do socorro imediato para a redução nas chances de sequelas.

O Acidente Vascular Cerebral/Encefálico ou AVC é uma das maiores causas de óbitos no Brasil e no mundo. A cada quatro pessoas uma desenvolve o AVC no país. Em Minas Gerais, em 2019, 10.111 pessoas morreram por causa desta doença que pode, muitas vezes, ser evitada com um estilo de vida mais saudável e mudanças de hábitos.

“Para evitar a doença, é necessário conhecer e, se possível, evitar os seus fatores de risco como pressão alta, diabetes, colesterol alto. Também é necessário praticar atividades físicas regularmente, manter uma dieta saudável rica em frutas e vegetais e com pouco sal, limitar o consumo de álcool, evitar o hábito de fumar”, esclarece Letícia Fernanda Cota Freitas, coordenadora Estadual de Atenção às Urgências e Emergências da SES-MG.

No Sistema Único de Saúde (SUS), as equipes da Atenção Primária a Saúde (APS) desenvolvem ações de promoção e prevenção à saúde, divulgando junto à população hábitos de vida saudáveis, que ajudam a evitar os fatores de risco do AVC. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, as equipes buscam incentivar entre os usuários uma alimentação saudável, atividades físicas regulares, o controle do tabagismo e, além disso, realiza ações de atenção aos hipertensos e diabéticos.

Conheça dicas para uma vida mais saudável no hotsite da SES-MG, Vida Saudável.

Sinais de alerta

Segundo Letícia Freitas, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando surge um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. São dois subtipos do AVC, o isquêmico e o hemorrágico.

O AVC Isquêmico ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular. Já no AVC Hemorrágico, o acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro, para o sistema ventricular ou para o espaço subaracnóideo.

As duas formas impedem a continuidade do fluxo sanguíneo e acabam provocando lesões em regiões cérebro. Quando isso ocorre o corpo envia sinais de alerta, e a pessoa deve ser encaminhada para um serviço hospitalar de urgência.

Letícia lembra ainda que aprender a reconhecer os sinais de alerta do AVC ajuda a evitar o óbito e as sequelas da doença. A presença de uma dor de cabeça intensa e súbita que não possui uma causa aparente, fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna, episódios de confusão ou agitação, fala alterada ou embolada, alteração na visão e tontura, são alguns sinais da doença. Diante desses sinais, é necessário procurar um atendimento rápido, de urgência em um serviço hospitalar.

“Para ficar mais fácil, temos um lembrete com a palavra SAMU que ajuda a pessoa que está prestando os primeiros socorros e o próprio doente. Primeiro SORRIA e depois peça para que a pessoa doente dê um sorriso também. Se você notar que a boca ficou torta, é um sinal de alerta. Depois peça um ABRAÇO e observe a dificuldade em erguer os dois braços. Peça para cantar uma MÚSICA, note a fala embolada e confusa. Por fim, procure um serviço hospitalar de URGÊNCIA ou ligue para o SAMU 192”, recomenda Letícia Freitas.

SESMG

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados