Na tarde desta quinta-feira (29/10), a Polícia Militar de Minas Gerais deu início a Operação Armagedom nos 147 municípios que integram a 4ª e a 13ª Regiões da Polícia Militar (RPM). O objetivo da ação é o combate aos crimes violentos, tráfico de drogas, homicídios, transporte e porte de armas ilegais, dentre outros crimes. O lançamento oficial da operação aconteceu no pátio da Basílica de São José, em Barbacena.
A operação contou com a participação de 1139 policiais em 371 viaturas. Ao todo, foram realizadas 615 operações, apreendendo um total de 19 armas, 115 veículos, 500 gramas de maconha, 57 pedras de crack e 316 pinos de cocaína. Foram presas 69 pessoas e nove menores de idade. Também houve a realização de 159 blitz.
Além dos militares das duas Regiões, a Operação Armagedom recebeu o apoio dos militares da área administrativa, além da Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar do Meio Ambiente, Radiopatrulhamento Aéreo e Polícia Rodoviária Federal.
O termo Armagedom faz alusão a guerra final entre o bem e o mal, descrita em passagens da Bíblia. O nome foi escolhido em função da operação ter atuação maciça da tropa e dos recursos disponíveis de forma coordenada e simultânea de todas as frações policiais da 4ª e da 13ª RPM, abrangendo as regiões da Zona da Mata, Campo das Vertentes, Zona Metalúrgica e do Alto Paraopeba.
Foto: PM