Segundo a Secretaria de Saúde, o documento reúne ações promovidas por áreas diversas, como vigilância, assistência, comunicação, mobilização social e gestão
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais elaborou um Plano de Contingência para enfrentar a proliferação de arboviroses urbanas no estado. O documento foi elaborado a partir do risco da ocorrência casos simultâneos de Covid-19 e doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt, como dengue, zika e chikungunya.
De acordo com a secretaria estadual de Saúde, o plano agrega ações promovidas por áreas diversas, como vigilância, assistência, comunicação, mobilização social e gestão. A pasta pretende que o aumento de transmissão das doenças seja detectado precocemente para que ações de contingenciamento possam ser tomadas.
Os gestores municipais de Minas Gerais devem elaborar as estratégias em seus territórios a partir deste Plano de Contingência. Para auxiliar neste processo, a secretaria estadual de Saúde providenciou oficinas preparatórias para as referências técnicas das Unidades Regionais de Saúde.
GIRO DE NOTÍCIAS / Brasil 61 / Agência do Rádio