Home » Barbacena se prepara para vacinação da COVID-19

Barbacena se prepara para vacinação da COVID-19

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou na tarde de ontem (17/01), o uso emergencial de duas vacinas (CoronaVac e Oxford) contra à COVID-19. Com essa medida, Barbacena aguarda o recebimento dos imunizantes por parte do Governo de Minas Gerais, que anunciou 561 mil unidades para imunização de grupos prioritários no Estado, a partir de critérios de proporcionalidade.

Ainda não há informações do número de vacinas que serão entregues ao munícipio. Na última sexta-feira (15/01), Barbacena recebeu 40 mil kits de seringas e agulhas.

Barbacena tem atualmente 21 salas de vacinas ativas. O Município já elaborou o Plano de Vacinação, onde são contempladas adequações a sua rede de frio e salas de vacinas, além da aquisição de Câmaras Frias. O Plano também prevê adquirir caixas térmica para vacinação extra muro e domiciliar. Novos computadores também são contemplados no Plano para o registro de vacinação e demais insumos pertinentes ao processo de vacinação.

De acordo com o número de doses recebidas por Barbacena, serão elaboradas estratégias complementares/intensificação ao Plano de Vacinação Municipal, como, por exemplo, a ampliação do horário de vacinação, abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos finais de semana, estruturação de outros pontos de vacinação, sistema Drive-Thru, sendo que para todas as tomadas de decisão serão respeitadas as normas sanitárias frente a Pandemia atual.

O início da vacinação e locais onde ocorrerá será divulgado de acordo com o cronograma de repasse das doses e será amplamente divulgado para a população-alvo de Barbacena.

É importante ressaltar que a vacinação é totalmente gratuita e disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Laboratórios aprovados

As vacinas que foram aprovadas inicialmente são da CoronaVac e Oxford. As duas vacinas têm parcerias com institutos brasileiros como o Butantan (CoronaVac) e Fio Cruz (Oxford), porém todas as vacinas aprovadas para uso emergencial serão importadas. As vacinas de fabricação no Brasil ainda não foram submetidas às análises da ANVISA

A aplicação acontece de acordo com a disponibilidade, com isso não é possível escolher de qual laboratório será o imunizante, no entanto no cartão que o usuário do SUS receberá, terá o lote da vacina.

Quem pode vacinar neste primeiro momento

Barbacena seguirá o plano nacional de imunização, dessa maneira, serão vacinados inicialmente os grupos prioritários, em três fases:

1ª Fase: trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de combate a Covid-19; Indígenas e quilombolas; idosos com 75 anos ou mais; idosos com 60 anos ou mais institucionalizados.

2ª fase: Idosos de 60 a 74 anos.

3ª fase: Pessoas com comorbidades – Diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave (IMC≥40).

Segurança da vacina

As vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras, no entanto não recomendadas para determinados grupos. A eficácia dos imunizantes ultrapassou os índices mínimos determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tanto a CoronaVac quanto a vacina de Oxford, são 100% eficazes em evitar quadros moderados e graves que levam a morte em decorrência da COVID-19.

GIRO DE NOTÍCIAS / PMB

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados