A 13ª Região da Polícia Militar (RPM) fechou o ano de 2020 com a menor taxa de crimes violentos do Estado de Minas Gerais. Foram 67,51 delitos por 100 mil habitantes, representando uma redução de 34,20% em relação ao ano anterior.
Nesse contexto, como medida de prevenir crimes e como forma de trazer sensação de segurança para a população, aconteceu na data de ontem (25), em todos os 61 municípios sob sua responsabilidade, a Operação Centurião.
Foram realizadas várias operações em zonas quentes de criminalidade, blitzes com ênfase no desarmamento e no tráfico de drogas, intensificação de policiamento nas áreas comerciais, entre outras. Todo o efetivo, incluindo militares que atuam na área administrativa, participaram da Operação, além de um helicóptero da PMMG.
Durante a ação, foram realizadas 211 operações. No total, foram detidas 11 pessoas e apreendidas 7 armas de fogo, uma faca, 28 pedras de crack, 5 buchas e um tablete de maconha. Os policiais militares realizaram 43 blitzes com 13 veículos apreendidos.
O termo Centurião se refere ao sexto militar na cadeira de comando de uma legião romana. Era o oficial responsável por liderar uma centúria, comandando homens nas intervenções militares na rápida execução de qualquer formação de tropa, encarregando-se da disciplina e da instrução da legião.
Ana Carolina Cobucci
Assessora de Imprensa da 13ª RPM