Os idosos a partir de 90 serão vacinados contra à Covid-19 a partir dessa segunda-feira (15/02), em Barbacena. A informação foi dada em uma live realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) que contou com a presença do secretário da pasta, Arinos Brasil Duarte, e da Chefe de Vigilância em Saúde, Andressa Guedes Duque.
Essas doses chegaram ontem (11/02) para o município. A vacinação acontecerá na própria Sesap, localizada à R. Baronesa Maria Rosa, 378 – Boa Morte. No primeiro momento a imunização acontecerá através do sistema drive-thru, ou seja, a pessoa se vacinará dentro de seu próprio veículo. “Basta comparecer onde será a vacinação, levando um documento de identidade [original e cópia], o endereço de sua residência e o CNS e/ou CPF [original e cópia]”, explicou Dr. Arinos Brasil.
A vacinação para os idosos a partir de 90 anos, via drive-thru, se estenderá até terça-feira (16/02) de 14h às 17h. No veículo, essencialmente deverão estar apenas o motorista e o(s) idoso(s) a serem vacinados, e em caso de necessidades especiais, apenas um acompanhante.
Idosos acamados, domiciliados e com dificuldade de mobilidade
Os familiares dos idosos, a partir de 90 anos acamados/domiciliados que não possui condições de locomoção/veículo próprio para vacinação Drive Thru, devem entrar em contato com a UBS de referência para que a vacinação seja realizada em seu domicílio. O momento da vacinação será acompanhada por um agente de saúde da unidade, que estará juntamente com o vacinador. A vacinação acontece para esse público entre os dias 15/02 à 19/02 de 08h às 12h.
Já na zona Rural, esses públicos poderão ser vacinados nas seguintes datas e horários.
17/02 a partir 14h (Padre Brito).
18/02 a partir 14h (Correia de Almeida e Torres).
19/02 às 08h00 às 12h (Pinheiro Grosso e Senhora das Dores).
A população deve ficar atenta, pois não haverá vacinação na própria UBS.
Profissionais de Saúde
A vacinação para profissionais de saúde acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro, por Drive-thru, de 09h às 17h, também na Sesap. A vacinação será em conformidade com as doses disponíveis, para os seguintes profissionais: Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Biólogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Odontólogos, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Profissionais da Educação Física e Médicos Veterinários.
Esses profissionais precisam comprovar vínculo empregatício ativo, através de CTPS, Contrato de Trabalho, CNES, MEI. É também necessário que leve a Carteiro do Conselho de Classe (original e cópia) e a CNS e/ou CPF (original e cópia).
Calendário de vacinação
Durante a live, Andressa Guedes também explicou que os calendários de vacinações seguem as recomendações dos programas nacionais de imunizações. “Em conformidade com o que a gente recebe, a indicação dos grupos, a gente sinaliza o calendário, então não há um calendário fixo de vacinação”, explicou a chefe de vigilância em saúde.
Arinos Brasil também explicou os trâmites da chegada da vacina. “Essas vacinas não dependem da gente, depende da disponibilidade com que elas são repassadas pela secretaria de saúde. Elas chegam em Brasília e seguem para Belo Horizonte, antes de serem repassadas ao município. Essa é uma demanda de todo o país, na medida que a gente recebe [os imunizantes], nós repassamos a população”, pontuou.
Fura-filas
Outro tema abordado foi sobre os chamados “fura-filas” da vacinação contra à Covid-19. “É uma coisa triste, as pessoas aproveitarem o momento tão difícil para tirar proveito de uma situação. Aqui na Secretaria, em um trabalho interno, nós já estamos fazendo essa apuração junto com o Ministério Público. Essas pessoas que tomaram a dose que não fazem parte do grupo que trabalha com à Covid serão penalizadas. Inclusive já está sendo feito uma investigação e tomaremos as providências para que essas pessoas paguem pelo o que elas fizeram furando a fila”, destacou.
Live completa
A live explicativa, com as dúvidas da população, está disponível no canal oficial da Prefeitura no Youtube. Confira na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=csWDOWayNn0
GIRO DE NOTÍCIAS / PMB