Home » Câmara aprova aumento da margem do empréstimo consignado para 40%

Câmara aprova aumento da margem do empréstimo consignado para 40%

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Texto é fruto de MP que vence dia 11 e agora vai ao Senado

Deputados aprovaram nessa segunda-feira (8) o aumento de 35% para 40% da margem consignável do vencimento de quem recebe pelo INSS – os aposentados e pensionistas – além de militares, servidores públicos federais, estaduais e trabalhadores com carteira assinada. Segundo o texto da Câmara, a medida vale até 31 de dezembro deste ano.

A oposição tentou incluir uma emenda obrigando os bancos a suspender ou facilitar o pagamento das parcelas, em vez de aumentar o limite de empréstimo.

O argumento, nesse caso, é que aumentar a margem de consignação elevaria ainda mais dívida do trabalhador. Mas o relator, deputado Capitão Alberto Neto, do Republicanos do Amazonas, atendeu apenas parte do pedido.

O empréstimo consignado é descontado direto no contracheque do trabalhador, com juros mais baixos que os oferecidos em outros tipos de financiamento.

Outro ponto do texto é o que autoriza o INSS a conceder o consignado para quem precisa se afastar do trabalho por doença ou acidente, sem a necessidade de perícia presencial. Nesse caso, será necessário apenas a apresentação de atestado médico e de alguns documentos.

O texto aprovado é fruto de uma medida provisória que vence nesta quinta-feira (11). A proposta agora segue para análise do Senado.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados