Fase roxa do plano só permite o funcionamento de serviços essenciais e institui toque de recolher
Os municípios da macrorregião Centro-Sul e de alguns da macro Sudeste, incluindo Juiz de Fora, adotaram medidas mais restritivas do plano Minas Consciente. Desde sábado (13), essas cidades estão classificadas na onda roxa, que é a fase mais rígida do plano. O objetivo é conter a transmissão da Covid-19 para restabelecer a capacidade de assistência nas cidades e preservar a rede hospitalar estadual.
A decisão foi acordada entre representantes do governo de Minas Gerais e gestores municipais de Saúde após debate sobre a evolução da pandemia nessas regiões. Nos municípios que fazem parte da onda roxa só é permitido o funcionamento de serviços essenciais. A circulação da população é limitada e, apenas, funcionários e usuários dos estabelecimentos abertos é que podem se deslocar livremente.
As pessoas que se locomovem por qualquer outro motivo que não o trabalho devem apresentar justificativa à Polícia Militar, responsável pela fiscalização. Além disso, há toque de recolher entre 20h e 5h. A princípio, a fase roxa deve durar 15 dias. Ao todo, 100 municípios foram incluídos nessa fase.
GIRO DE NOTÍCIAS / Brasil 61 / Agência do Rádio