O resultado das eleições de 2020 na cidade de Antônio Carlos foi suspenso em Antônio Carlos após a prefeita eleita, Araci Cristina (PDT), ter prestação de contas rejeitadas em mandatos anteriores. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) convocou novas eleições e também definirá o novo calendário.
Eleita com 45,41%, a candidata teve seu registro negado após a rejeição de contas em três exercícios financeiros, sendo essas dos anos de 2005, 2006 e 2012. Na época, ela era Prefeita e abriu três créditos suplementares para a área da saúde.
De acordo com Araci Cristina, ela só ficou sabendo sobre o processo após deixar a Prefeitura. O processo foi parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a defesa da candidata recorreu até a terceira instância. O julgamento do último recurso foi negado.
Segundo o Ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, a abertura de créditos suplementares sem os recursos disponíveis e sem a autorização legal configura ato grave e insanável. “Eu nunca vi alguém ser julgada por exemplo onde você ouve que você fez sem ter autorização do legislativo, sendo que a lei existe”, declarou Araci.
No momento, está comandando o executivo da cidade o presidente da câmara, Marcelo Ribeiro (PSDB). Ainda sem data prevista, Antônio Carlos terá uma nova eleição municipal. As regras de campanha e o novo calendário serão publicadas pelo TRE. O cartório eleitoral aguarda a publicação para dar início ao processo que será o mesmo das últimas eleições, respeitando as medidas de proteção impostas em decorrência da COVID-19.
Foto: Reprodução
GIRO DE NOTÍCIAS / G1