Home » Chefe da vigilância epidemiológica, esclarece dúvidas frequentes em relação a vacinação contra à Covid-19

Chefe da vigilância epidemiológica, esclarece dúvidas frequentes em relação a vacinação contra à Covid-19

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Um dos momentos mais esperados pela população mundial nos últimos meses, a vacinação contra à Covid-19, trouxe um misto de alívio e dúvidas. Em Barbacena a vacinação segue o que preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI) e até a data de hoje (12/04) já havia aplicado a primeira dose da vacina em 19.435 pessoas.

Para esclarecer as dúvidas mais frequentes da população, à chefe da vigilância epidemiológica de Barbacena, Andressa Guedes explica detalhadamente os questionamentos mais comuns que chegam à Prefeitura. Confira:

1- Existe um calendário de vacinação que já prevê o dia certo que todas as idades receberão a vacina?

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 prevê grupos prioritários para vacinação, mas não há um calendário especifico de quando se dará o processo de vacinação, pois o mesmo depende da disponibilidade de doses distribuídas pelo Programa Nacional de Imunização.

Algumas definições do plano são dinâmicas, condicionadas às características e disponibilidade das vacinas a serem utilizadas, podendo ocorrer ajustes nos grupos prioritários e público alvo.

Grupo Prioritário para Vacinação contra a Covid-19:

1.  Trabalhadores de Saúde

2. Pessoas com 60 anos (ou mais) institucionalizadas

3. Pessoas com deficiência Institucionalizadas

4. Povos Indígenas vivendo em terras indígenas

5. Pessoas com 80 anos e mais

6. Pessoas de 75 anos a 79 anos

7. Pessoas de 65 a 69 anos

8. Pessoas de 60 a 64 anos

9. Pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades*

10. Pessoas com deficiência permanente grave

11.  Pessoas em situação de rua

12. Povos indígenas e quilombolas

13. Forças de Segurança e Salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade

14. População privada de liberdade

15. Trabalhadores da Educação

16. Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso

17. Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário

18. Trabalhadores de Transporte Aéreo

19. Trabalhadores de Transporte Aquaviário

20. Caminhoneiros

21.  Trabalhadores portuários

22. Trabalhadores Industriais

2- Qual é o intervalo de tempo que eu tenho para tomar a primeira e segunda dose?

São distribuídas atualmente para Campanha de vacinação contra a Covid-19, vacinas de dois laboratórios distintos.

1.  Vacina Coronavac COVID-19: Laboratório Butantan/Sinova Life Science com intervalo de recomendação entre as doses de 02 a 04 semanas.

2. Vacina Covishield COVID-19: Laboratório Astrazeneza com intervalo entre as doses de 04 a 12 semanas.

3- Como eu sei o dia certo e o local que eu tenho que tomar vacina?

O processo de vacinação se dá em conjunto com a equipe da comunicação social do município. Todo o calendário de vacinação é disponibilizado nas mídias sociais da Prefeitura Municipal de Barbacena (página oficial, Instagram e Facebook), rádio e TV local, carro de som, além dos compartilhamentos realizados via whatsapp. As peças são elaboradas com todas às informações e orientações, referente ao público a ser vacinado, calendário para orientação da data e intervalo entre a 1ª e 2ª dose, contra indicações e precauções para vacinação, local, data e formato que será realizado a vacinação, se via Drive-Thru, ou seja, dentro de um veículo, ou se disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

3- A vacina evita que eu pegue a doença?

A vacina associada as medidas de prevenção é uma solução para o controle da pandemia. Mas é necessário a vacinação de 70% ou mais da população para a eliminação da doença, Portanto, neste momento, o objetivo principal da vacinação está na prevenção do surgimento da forma grave da doença e o impacto no número de óbitos.

4- Eu não tenho carro e a vacinação acontece via Drive-Thru, como farei para me imunizar?

Após realização da vacinação Drive-Thru, que oportuniza segurança e agilidade no processo de vacinação, são disponibilizadas doses para as Unidades de Saúde, que são sinalizadas através das mídias sociais, sobre a data e horário da vacinação. Essa ação de vacinação, ocorrida nas Unidades de Saúde, posterior a vacinação Drive-Thru, reduz significativamente o número de pessoas nas filas de vacinação, ro que diminui o impacto do risco da contaminação e aglomerações.

5- Quando será realizada a vacinação de grupos de militares, professores, trabalhadores do transporte?

Como não há um calendário definido para vacinação, o município aguarda a sinalização de novo recebimento de doses e de qual grupo prioritário será imunizado. Conforme Nota ORIENTATIVA – SES/CI-COVID19 , 08 de abril de 2021 –

NOTA ORIENTATIVA DE VACINAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E SALVAMENTO E FORÇAS ARMADAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS, visando contemplar os profissionais mais expostos às ações de combate à Covid-19, foi antecipado o envio de um quantitativo de doses de vacinas Covid-19, de maneira escalonada e proporcional, direcionado exclusivamente para a vacinação dos seguintes trabalhadores das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, ordenados por prioridade: Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes.

Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar.

Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19.

Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

6- É a Sesap que define quais são os grupos que receberão a vacina?

Compete à Coordenação do PNI (Programa Nacional de Imunizações) a definição das vacinas, as estratégias e as normatizações técnicas. Aos municípios, cabe a coordenação e a execução das ações de vacinação elencadas pelo PNI. Então não é a SESAP que define quais grupos receberão a vacina.

7- Posso me vacinar sem todos os documentos comprobatórios?

O registro das doses aplicadas se da por meio nominal/individualizado, garantindo o reconhecimento do cidadão vacinado pelo número do CPF ou Cartão Nacional SUS, possibilitando o acompanhamento das pessoas vacinadas, evitando duplicidade de dados, identificação e monitoramento de Eventos Adversos pós-vacinação. Como a vacinação é realizada por grupos prioritários, há necessidade de comprovação a qual grupo pertence. Por isso, a documentação solicitada é fundamental para o processo de vacinação.

8 – Pessoas com comorbidades ou doença crônica tem prioridade?

Fazem parte do Grupo Prioritário para vacinação contra a Covid-19, mas o processo de vacinação se dará seguindo os critérios de recomendação pelo Ministério da Saúde conforme definição de qual público está sendo vacinado.

GIRO DE NOTÍCIAS / PMB

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados