Home » Mais de 400 micro e pequenas empresas no Triângulo serão atendidas no primeiro ciclo do ALI

Mais de 400 micro e pequenas empresas no Triângulo serão atendidas no primeiro ciclo do ALI

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Agentes Locais de Inovação é um programa do Sebrae Minas para aumentar a produtividade e a competitividade dos pequenos negócios

Está sendo realizado no Triângulo Mineiro o primeiro ciclo do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). Promovido pelo Sebrae Minas, a iniciativa já selecionou 220 pequenos negócios de Uberaba que serão atendidos até o mês de junho. Em cada ciclo, 440 empresas serão atendidas em toda a Regional Triângulo, que comporta, além de Uberaba, as regiões de Uberlândia, Ituiutaba, Araxá, Frutal e Araguari. Os donos de micro e pequenas empresas interessados em serem atendidos pelo ALI poderão se inscrever pelo site Brasil Mais.

O objetivo do projeto é mapear os principais problemas das empresas atendidas e sugerir orientações e ferramentas que ajudem os empresários a implementarem mudanças que impactem diretamente na inovação dos seus negócios, principalmente, nos efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19. Podem participar do ALI, micro e pequenas empresas que têm faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e atuem nos setores da indústria, comércio e serviço.

Para a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues, este é um momento de vencer barreiras. “Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, os Agentes Locais de Inovação estão conseguindo mapear os processos e identificar as fragilidades das empresas, propondo ações de melhoria, por meio do atendimento on-line”, explica.

Durante todo o ciclo, que dura quatro meses, as empresas selecionadas recebem acompanhamento periódico e gratuito de um Agente Local de Inovação. “Oferecemos um atendimento personalizado às empresas. Nosso trabalho é identificar as dificuldades que cada negócio enfrenta e a encontrar soluções que ajudem o negócio a inovar seus produtos e processos, para que assim, possam crescer no mercado”, justifica a agente local de inovação Brenda Bianchi Oliveira.

Adaptação

O empresário Vandeir de Oliveira Rodrigues, da Hot Money, conta que se identificou com a proposta do ALI e, por isso, resolveu participar do programa. “Nos atendimentos do ALI, o agente soube captar todos os problemas que minha empresa poderia ter com o lançamento de um novo produto. Era tudo que meu negócio precisava: resultados fantásticos”.

Já a proprietária da Santana Ferramentas e Máquinas, Juliana Santana, afirma que ao conhecer o ALI não tinha grandes expectativas. “Um programa gratuito, em meio a uma pandemia, em um momento que não seria possível fazer muitos investimentos financeiros, para mim era algo que não poderia dar certo”.

Porém, a empresária se surpreendeu logo no início do ALI. “Uma das primeiras ações do programa foi a de analisar a situação da minha empresa como um todo: indicadores, operações, marketing, atendimento ao cliente, mix de produtos, atenção ao mundo digital e até as práticas sustentáveis, como economia de energia e água. Foi assim que consegui enxergar onde eu precisaria melhorar minha gestão e meus processos”, comemora.

E não parou por aí. A empresária destaca a importância desse atendimento para alcançar os resultados. “O Agente Local de Inovação me ajudou a pensar com mais clareza e a encontrar caminhos que eu não precisaria investir um capital financeiro tão alto em um momento de incertezas”, acrescenta a empresária.

O projeto

O ALI é composto por cinco ciclos. O primeiro ciclo teve início em março deste ano, e o encerramento do programa será em novembro de 2022. A expectativa é que até lá, cerca de 12 mil micro e pequenas empresas mineiras sejam atendidos pelo programa.

Em Uberaba, são parceiros do projeto, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Federação das Indústrias de Minas Gerais – Regional Vale do Rio Grande (Fiemg), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Sala Mineira do Empreendedor e Sindicato do Comércio de Uberaba (Sindicomércio).

Por: Pituca Ferreira, assessora de imprensa do Sebrae Minas na Regional Triângulo

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados