Home » Governo relança programa de suspensão e redução de jornada de trabalho

Governo relança programa de suspensão e redução de jornada de trabalho

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A Medida Provisória prevê benefício emergencial do governo para trabalhador que tiver salário reduzido

O governo federal relançou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, seguindo a Lei 14.020/2020. O projeto vigorou por 8 meses no ano passado, atingindo quase 10 milhões de pessoas. Segundo a medida provisória 1.045, será permitida redução de jornada, suspensão de contratos e estabilidade no emprego.

A medida pretende evitar que empresas demitam durante a crise provocada pela pandemia. A redução de salário e suspensão dos contratos é válida por 120 dias, podendo ser prorrogada pelo governo. Para redução de salário superior a 25%, o trabalhador poderá receber benefício emergencial quando o seguro-desemprego não cobrir.

Segundo a MP, o trabalhador terá estabilidade de emprego pelos meses em que jornada e salários forem reduzidos ou contrato suspenso. Ou seja, se o pagamento foi reduzido por 3 meses, ele tem direito de continuar na empresa por mais um trimestre. Caso seja demitido sem justa causa, a empresa poderá pagar indenização.

As empresas devem aderir ao programa através do Empregador Web. A partir da formalização do acordo, o benefício será depositado pelo governo na conta do cidadão após 30 dias.

Foto: Agência Brasília/Divulgação

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados