Arara da espécie Ararajuba fugiu da gaiola e se perdeu em mata fechada
O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foi acionado, no início da tarde desta quarta-feira, para atender uma ocorrência envolvendo uma ave silvestre na cidade de Prados, que fica a cerca de 25 Km de São João.
No local, uma arara de espécie Ararajuba fugiu da casa de sua proprietária, vindo a entrar em uma mata que fica próxima à residência.
Uma equipe se deslocou até o local onde, com o uso de equipamento adequado, conseguiu resgatá-la, encaminhando-a de volta às mãos de sua dona. Vale ressaltar que o animal é criado em cativeiro e tem todas as autorizações devidas.
De acordo com o Sargento Braga, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “Nossa equipe adentrou à mata e, em poucos minutos, avistou a ave em cima de uma árvore. Conseguimos resgatá-la e verificamos que ela não estava machucada. Como se trata de uma ave criada em cativeiro, sua permanência em área de mata aberta poderia ser um risco para a sua sobrevivência”.
Sobre o animal, Braga afirma que “É uma ave silvestre e requer uma série de autorizações para a sua criação, o que foi verificado pela equipe junto à proprietária. Ela estava presa na árvore justamente pela anilha de identificação, que é uma das exigências para sua criação”. Após o resgate, o animal foi entregue a sua proprietária.
GIRO DE NOTÍCIAS / CBMMG