Home » EPCAR homenageia ex-combatente no Dia da Vitória

EPCAR homenageia ex-combatente no Dia da Vitória

por Barbacena em Tempo
0 Comente
Soldado João Rodrigues é um dos barbacenenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial

No dia 8 de maio, conhecido como o “Dia da Vitória, é comemorado em todo o mundo o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa data, no ano de 1945, se deu a rendição das forças inimigas do Eixo às forças Aliadas. Naquele conflito, integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) participaram dos combates em território europeu, enquanto a Marinha do Brasil protegia nossos comboios. A Força Aérea Brasileira (FAB), por sua vez, patrulhou nosso litoral, tendo afundado submarinos alemães, e também combateu nos céus da Itália com grande êxito.

Em Barbacena (MG), esta data é tradicionalmente comemorada com um marcante evento cívico-militar na Praça Dom Silvério, no centro da cidade, onde encontra-se erguido um monumento em homenagem aos ex-combatentes barbacenenses que arriscaram suas vidas em solo europeu, entretanto, em razão da pandemia, essa solenidade não foi realizada. Por isso, o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, fez questão de homenagear o Ex-Combatente da FEB João Rodrigues da Costa de uma forma diferente. O Senhor João Rodrigues, que à época fora incorporado às fileiras do Exercito Brasileiro, integrou o 11° Batalhão de Infantaria de Montanha, com sede na cidade de São
João del-Rei (MG) e, posteriormente, foi convocado para a FEB e atuou nos campos de batalha europeus.

O Comandante se fez acompanhar de uma representação mínima da Escola, composta de apenas quatro pessoas, a fim de prestar a devida homenagem ao Ex-Combatente. Cercado por seus familiares, o “pracinha”, que hoje está com 97 anos de idade, se emocionou ao ouvir a interpretação em “violão e voz” feita por dois integrantes da Banda de Musica da EPCAR. Em seguida, o Brigadeiro Silva Mendes proferiu algumas palavras e entregou ao Sr. João Rodrigues uma homenagem, em nome do efetivo da Escola, enaltecendo o agradecimento de toda a Forca Aérea, das Forcas Armadas e de todos os brasileiros. “Nenhuma nação, nenhum exercito, nenhum país tratou os italianos tão bem como os brasileiros trataram. Há relatos, inclusive, de que soldados brasileiros deixaram de comer o seu alimento para doar ao povo italiano que estava passando fome. Então, o senhor, junto com os demais combatentes mostraram não apenas o valor dos soldados brasileiros, mas o valor do povo brasileiro. Mostraram que esta nação quando todos estão unidos em busca de um objetivo único, comum, nós somos simplesmente imbatíveis. Agradeço muito ao senhor por tudo o que fez por nosso país”, concluiu, o oficial-general.

Esta não e a primeira vez que o Comandante da EPCAR e o ex-combatente se encontram para trocas de experiencias e homenagens. No ano passado, também em função da pandemia, não ocorreram as cerimonias em comemoração ao Dia da Vitoria e o Brigadeiro Silva Mendes o homenageou através de uma chamada de vídeo. Ainda no final de 2020, por ocasião de sua data natalícia, o oficial-general fez uma visita surpresa ao aniversariante e lhe prestou as devidas homenagens, com direito a troca de continências por militares que demonstraram uma admiração reciproca. Com muita lucidez, João Rodrigues agradeceu mais uma vez a presença de militares da EPCAR em momentos marcantes e expressou seu reconhecimento pela lembrança à sua dedicação enquanto integrante da FEB. “Senhor Brigadeiro, eu nem tenho palavras para agradecer. Eu fico sinceramente agradecido ao senhor e aos colegas pela gentileza por se lembrarem de mim. Todos os anos, nesta data, recordo os velhos amigos e colegas que já se foram. Com maior prazer e satisfação, participava da solenidade que é realizada no centro da cidade. Um abraço a todos os senhores, com o devido respeito”, finalizou o ex-combatente que, atualmente, e o único representante dos pracinhas da FEB na cidade de Barbacena e região.

A DATA

O Dia da Vitoria relembra o 8 de maio de 1945, quando as tropas do nazi-fascismo se renderam ao Alto Comando das Forcas Aliadas e da antiga União Soviética. Naquele dia, os representantes da Alemanha, na presença do Alto Comando das Forcas Aliadas e do Alto Comando das Forcas Armadas Soviéticas, assinaram em Berlim a ata final de rendição, que entrou em vigor a partir da meia-noite. Ao todo, cerca de 25 mil brasileiros e brasileiras lutaram na Itália, enfrentando toda sorte de dificuldades, em um terreno adverso, sob severas condições climáticas.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados