Home » Polícia Civil realiza ações de combate à violência contra mulher, em Conselheiro Lafaiete

Polícia Civil realiza ações de combate à violência contra mulher, em Conselheiro Lafaiete

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou, ao longo das últimas semanas, operações voltadas ao combate à violência doméstica contra a mulher, com ênfase nas apurações do crime de descumprimento de medidas protetivas previstas na lei no 11340/06, conhecida como “lei Maria da Penha”. Foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão e três indivíduos foram presos.

A primeira ação policial ocorreu após a vítima, de 26 anos, que estava amparada por medidas protetivas desde o mês de fevereiro deste ano, realizar o registro de três ocorrências contra o suspeito, de 28 anos, que estaria inconformado com o fim do relacionamento e teria perturbado, ameaçado e agredido a vítima em seu local de trabalho.

Em uma das ocasiões, o suspeito chegou a subtrair o aparelho celular da vítima. Além da violência doméstica, a atitude do ex-companheiro provocou a demissão dela, visto que ela trabalhava em um estabelecimento comercial de grande movimentação na cidade.

A delegada responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Conselheiro Lafaiete, Bethânia Bianchetti explica que foram instaurados três inquéritos policiais em desfavor do suspeito. “Os inquéritos foram concluídos com o indiciamento nas infrações previstas nos artigos 147 (ameaça) e 155 (furto) do Código Penal Brasileiro, 21 da lei de Contravenções Penais (vias de fato) e 24-A da lei no 11340/06 (descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência)”.

O indiciado está preso preventivamente desde o dia 3 de maio deste ano.

A segunda prisão preventiva, efetivada no último dia 6 de maio, foi realizada durante operação para cumprimento de mandado de busca e apreensão em desfavor de um investigado, de 43 anos, que estaria perseguindo e rondando a casa da vítima, de 36 anos, descumprindo medida protetiva que o proibia de aproximar da mulher. Segundo a vítima, em uma das ocasiões o indivíduo chegou a exibir uma arma de fogo.

O homem foi indiciado pelos crimes de ameaça e descumprimento de decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas na “lei Maria da Penha”.

No último dia 18 de maio, ainda dentro das ações dessas últimas semanas, a equipe de policiais civis cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva em desfavor de um suspeito da tentativa de feminicídio ocorrido no dia 18 de abril deste ano.

Na ocasião do crime, um homem de 27 anos, inconformado com o fim do relacionamento, abordou a ex-companheira na rua, manteve uma conversa rápida com ela e saiu do local.

Em seguida, estando na condução de um veículo Fiat/Pálio, efetuou uma volta pelo quarteirão, permaneceu parado em uma esquina e, no momento em que a vítima atravessava uma avenida, direcionou, de forma proposital, o veículo contra ela, acarretando o atropelamento.

O investigado fugiu do local e, posteriormente, retornou e tentou arrastar a vítima, contudo, se intimidou com o fato de que ela o denunciou junto às testemunhas que se aproximaram para socorrê-la. Durante a ação policial um simulacro de arma de fogo foi apreendido no local.

Segundo a delegada, Bethânia Bianchetti, as operações visaram impedir que crimes de maior gravidade venham a acontecer, bem como fazer cumprir as decisões judiciais que impedem que os agressores mantenham contato com a vítima. “Precisamos sempre encontrar uma resposta policial adequada e ágil, numa tentativa de impedir a escalada da violência”, ressaltou a delegada.

Thays Ferreira.
Assessoria de Comunicação
13° Departamento de Polícia Civil

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados