Home » Vacinação por idade pode acelerar processo de imunização em Minas Gerais

Vacinação por idade pode acelerar processo de imunização em Minas Gerais

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Em Minas Gerais, 70% das vacinas recebidas contra a Covid-19 serão destinadas para aplicações por idade, enquanto 30% serão aplicadas nos grupos prioritários. A determinação estará valendo quando a vacinação dos trabalhadores da educação, conforme as orientações do Ministério da Saúde, for finalizada. O médico e secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou essas mudanças em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (08/06).

Mais de 7 milhões de vacinas contra Covid-19 foram aplicadas, até o momento, em Minas Gerais, sendo que 5.193.899 de mineiros receberam a primeira dose e 2.462.245 a segunda dose, de acordo com dados do  Painel Vacinômetro da SES-MG desta terça-feira (08/06). A previsão é a de que Minas Gerais receba cerca de 4 milhões de doses de vacinas neste mês para dar sequência à imunização, incluindo a primeira remessa dos imunizantes da Jansen, do grupo Johnson & Johnson — que necessita de apenas uma aplicação e possui capacidade de imunização em um prazo de apenas 15 dias.

Caso o cronograma do Ministério da Saúde relativo à entrega de vacinas seja cumprido, a expectativa do Governo de Minas é que todos os mineiros maiores de 18 anos — o que totaliza um público de 17 milhões de pessoas — recebam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 entre outubro e dezembro de 2021.

Além disso, caso o ritmo de vacinação se mantenha no atual patamar, há a expectativa de que sejam ampliadas as idades contempladas com a imunização, atingindo as pessoas com 50 anos até o fim de junho.

Agendamento para vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para auxiliar na aceleração da vacinação, começou a disponibilizar a função de agendamento da vacinação para as prefeituras e cidadãos.  Através de um cadastro no aplicativo Saúde Digital MG, inserindo dados como idade, sexo, grupo prioritário elencado para vacinação, endereço e CPF, os mineiros receberão uma data para vacinar, além de acompanhar o ritmo de aplicação dos imunizantes no estado. As prefeituras ficam responsáveis por realizar os cadastros dos pontos de vacinação, com dias e horários de funcionamento, bem como inserir os dados de profissionais de saúde capacitados para aplicação das doses.

Agência Minas

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados