A chegada e aprovação das vacinas contra a covid-19 foi uma esperança para a humanidade para enfrentar a maior crise sanitária da história. Desde o dia 20 de janeiro deste ano ao dia 23 de junho, Barbacena já havia vacinado 48.335 pessoas com a primeira dose do imunizante.
Tal número representa 34,97% da população total barbacenense de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A média barbacenense de vacinados está acima da média brasileira (30,43%) e do estado (31,04%) no mesmo período.
Barbacena tem a maior população da região do Campo das Vertentes e tem realizado diversas estratégias para que as vacinas sejam aplicadas o mais breve possível, por isso segue rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI), para garantir a distribuição justa dos imunizantes.
Todo o esforço para a vacinação da população tem se mostrado eficiente. As internações de pessoas com mais de 60 anos antes da vacinação era maioria no munícipio, porém na medida em que esse grupo foi sendo imunizado tal realidade começou a mudar.
Em janeiro deste ano, portanto antes do início da vacinação dos idosos, 72% das pessoas que eram internadas com covid-19 tinham mais de 60 anos. Já neste mês de junho, mais especificamente até a última segunda-feira (21/06), o número de pessoas internados com mais de 60 anos era de 24%. O gráfico completo usado como referência dos dois meses está disponível abaixo.
É necessário que haja a imunização completa com a segunda dose, seguindo de acordo com o intervalo estabelecido pelo laboratório/fabricante (consta o nome no cartão de vacina), as determinações da Anvisa e do Ministério da Saúde, que orienta os municípios através de notas técnicas.
GIRO DE NOTÍCIAS / PMB