Home » Arquidiocese de Mariana abrirá as atividades em preparação aos 150 anos de morte de Dom Viçoso nesta quarta-feira (07)

Arquidiocese de Mariana abrirá as atividades em preparação aos 150 anos de morte de Dom Viçoso nesta quarta-feira (07)

por Barbacena em Tempo
0 Comente
“Modelo luminoso de defensor da Igreja, reformador do clero e santificador do povo cristão”. Com essa prece fervorosa, os fiéis desta Igreja Particular se unem em oração pela beatificação e canonização do Bispo Marianense, Dom Antônio Ferreira Viçoso. Nascido na cidade de Peniche, em Portugal, neste ano, em 13 de maio, celebrou-se os 234 anos de seu nascimento.

Para esta quarta-feira, dia 07 de julho, quando completarão 146 anos de seu falecimento, a Arquidiocese de Mariana prepara uma grande festa que marcará o início dos preparativos para os 150 anos de morte do preladolançamento oficial da quarta edição do livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso ― Bispo de Mariana e Conde da Conceição”, divulgação do caminho religioso de Dom Viçoso e a apresentação do informativo “Nos passos de Dom Viçoso”. A cerimônia será às 15h, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), e terá a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Segundo Efraim Rocha, que está colaborando na organização do evento, a expectativa é de que as celebrações do dia 07 colaborem com o processo de beatificação e canonização do bispo marianense que, em 2014, recebeu do Papa Francisco o título de Venerável, em reconhecimento às suas virtudes heroicas. “Esperamos que a causa de Dom Viçoso seja fomentada, que o livro venha para contribuir muito para o estudo de sua vida e obra ― que já é feito por tantos pesquisadores e historiadores do Brasil ― e que o caminho religioso se consolide como uma peregrinação verdadeira de fé”, pontua.

Sobre o livro e o informativo

Foto: João Lucas Ferreira Basílio

Escrito em 1876 por seu afilhado e primeiro Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, o livro narra em detalhes a vida exemplar de Dom Viçoso. De acordo com o padre José Carlos dos Santos, que juntamente com o padre Fabiano Milione Honório coordenou os trabalhos desta edição, a motivação para reeditar a obra ocorreu em 2016, após o Monsenhor Flávio Carneiro apresentar a causa do venerável em um evento do Seminário São José.

“O livro é uma viagem não somente pelo que Dom Viçoso realizou, mas ao seu mundo interior, ao seu itinerário vocacional e de santificação, no serviço a Deus num contexto assinalado por imensos desafios”, destaca padre José Carlos. Ele ainda explica que a partir dos trabalhos realizados na reedição da obra, surgiu a ideia de elaborar o informativo “Nos passos de Dom Viçoso”.

Em poucas páginas e de maneira mais breve, o material tem como objetivo transmitir o exemplo de vida e os ensinamentos de Dom Viçoso, de modo a suscitar o surgimento de novos devotos que talvez não seriam alcançados através do livro.

Uma caminhada de fé: do Caraça à Cartuxa

Mapa do caminho percorrido por Dom Viçoso do Caraça à Cartuxa. Foto: Reprodução site

Contato com a natureza e com a história marcam o caminho religioso do Caraça à Cartuxa. Ao longo de 88 km, que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta, o peregrino é convidado, enquanto aprecia belas paisagens, a fazer o mesmo trajeto que o religioso lazarista fez por diversas. Partindo do Santuário do Caraça, local onde funcionou o Colégio fundado por Dom Viçoso de 1820 a 1968, o percurso passa por Catas Altas, Morro D’Água Quente, Santa Rita Durão, o antigo subdistrito de Bento Rodrigues, Camargos e Mariana, terminando na Cartuxa.

A humildade era uma característica marcante de Dom Viçoso. Sempre que possível, preferia recolher-se na simplicidade de sua Cartuxa, [em uma] casa modesta, no alto de uma montanha em Mariana (MG), do que alojar-se no Palácio Episcopal. Em sua morada, rezou, abençoou, escreveu, ordenou sacerdotes e sobretudo amou a sua Diocese e o seu povo”, conta o Cônego Nedson Pereira de Assis, pároco da Catedral de Mariana e responsável pelo local.

Cartuxa de Dom Viçoso

Casa de Dom Viçoso na Cartuxa. Foto: João Lucas Ferreira Basílio

Mensalmente, uma missa é realizada na Cartuxa para pedir a beatificação de Dom Viçoso. Após um período de pausa devido à pandemia, no último dia 13 de junho as celebrações no local foram retornadas com uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana. À ocasião, ao refletir sobre o Evangelho do dia, Dom Airton afirmou que esse gesto é como uma semente que produzirá bons frutos. “Todo dia 13, quando nós fazemos essa caminhada para virmos até à Cartuxa, celebrar a Santa Missa, agradecer a Deus e colocar as nossas necessidades diante Dele, já é uma semeadura”, enfatizou.

Sobre o evento

Data: 07 de julho, quarta-feira, às 15h

Evento on-line e gratuito com transmissão pelo Facebook e YouTube da Arquidiocese de Mariana:

Facebook: www.facebook.com/arqdemariana

YouTube: www.youtube.com/arquidiocesedemariana

Site com todas as informações do trajeto de peregrinação: www.domvicoso.org.br

Vendas do livro “Vida de Dom Antônio Ferreira Viçoso: Bispo de Mariana e Conde da Conceição”: financeiro@faculdadedomluciano.com.br

Com informações do grupo Balo de Comunicação

Texto originalmente publicado na edição de junho do Jornal Pastoral

Foto: João Lucas Ferreira Basílio

Arquidiocese de Mariana

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados