Home » Professor universitário aposentado teria tomado 4 doses de vacinas contra a Covid-19; três apenas em Viçosa

Professor universitário aposentado teria tomado 4 doses de vacinas contra a Covid-19; três apenas em Viçosa

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Ele é suspeito de tomar duas doses da CoronaVac, uma da Pfizer e uma da AstraZeneca

Um homem, de 61 anos, teria tomado quatro doses da vacina contra a Covid-19, sendo três em Viçosa, na Zona da Mata, e uma no Rio de Janeiro (RJ). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está investigando o caso, após denúncia feita pela prefeitura da cidade mineira.

O suspeito, que é professor universitário aposentado, teria abordado uma equipe de imunização de Viçosa dizendo que havia perdido a data de vacinação.

Após aplicar a vacina e conferir os dados, a equipe descobriu que o homem havia tomado duas doses da CoronaVac e uma da Pfizer em Viçosa e outra da AstraZeneca no Rio de Janeiro. Os dados estavam disponíveis no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em nota, a prefeitura de Viçosa disse que acionou imediatamente a Procuradoria Geral do Município (PGM), para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis, e também o Ministério Público, para fins criminais.

Em Minas Gerais, outras cidades registraram casos de pessoas que tomaram doses a mais de vacinas contra a Covid-19. Em Juiz de Fora, Chácara, Rio Novo e Barbacena, existem registros de pessoas que receberam três doses do imunizante. Os casos também estão sendo investigados.

Prefeitura de Viçosa

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Coordenação do Setor de Atenção Primária em Imunizações, vem a público informar que identificou, na tarde desta terça-feira, 7, uma pessoa que, de acordo com o sistema de vacinação SIPNI COVID (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), tomou quatro doses de imunizantes, sendo três delas no Município de Viçosa.

A descoberta ocorreu após o cidadão abordar a equipe de imunização alegando ter 61 anos e ter perdido sua data correta de vacinação. Após a aplicação do imunizante e conferência de dados, pois o indivíduo apresentou apenas o seu CPF, foi constatado que o mesmo havia tomado duas doses da CoronaVac, em Viçosa, uma da AstraZeneca, na cidade do Rio de Janeiro, e a última da Pfizer, também em Viçosa.

A Prefeitura de Viçosa, imediatamente após a constatação do fato, acionou sua Procuradoria Geral, para a tomada de medidas de cunho cível e administrativo, e também o Ministério Público, para fins criminais. O município está agora dando total suporte ao caso, para que todas as providências necessárias sejam tomadas em consonância com os princípios da legalidade e devido à gravidade do momento que a população mundial está passando.

A Administração Municipal repudia veementemente a atitude deste cidadão, especialmente num momento de tamanha seriedade e comoção em todo o país. Paralelamente, o Setor de Imunização da Secretaria de Saúde está reforçando sua auditoria e conferência de dados da população para evitar, ao máximo, situações como esta.

É importante ressaltar que qualquer cidadão que tomar mais de duas doses de imunizantes contra a Covid-19 está sujeito a implicações previstas em lei. Inclusive, a Prefeitura de Viçosa solicita a seriedade e compromisso com o bem-estar coletivo, pois a vacina previne e evita mortes, além de acelerar a volta de todas as atividades comerciais, esportivas e sociais.

Além disso, a equipe de imunização está orientada a fornecer a quem se recusar tomar doses de algum imunizante (escolher qual vacina tomar) a assinar um termo de consentimento abrindo mão de sua vez na vacinação. A colaboração, solidariedade e, inclusive, o bom senso de todos, é fundamental para acelerarmos ainda mais a vacinação dos viçosenses”.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados