Home » Capelão da EPCAR participa de conferência internacional

Capelão da EPCAR participa de conferência internacional

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Pastor capelão foi o único participante da América Latina na conferência, que contou ainda com representantes de mais três países

Entre os dias 7 e 9 de julho de 2021, o Centro de Capelania das Forças Armadas (AFCC – Armed Forces Chaplaincy Center) patrocinou e sediou a conferência inaugural da Beckett House Religião e Defesa, refletindo sobre o papel da religião no fim do conflito armado e na cura de suas cicatrizes.

Os participantes da conferência, entre delegados e representações internacionais, são oriundos de quatro países: Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Brasil. O único participante brasileiro foi o capelão evangélico da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Major Claunei Crístian Delgado Dutra. O tema do artigo apresentado pelo militar, virtualmente, foi “Capelania militar brasileira e sua contribuição para os esforços de paz”.

Com trabalhos acadêmicos enviados de todas as tradições religiosas e seculares, a conferência considerou como o fim do conflito foi imaginado e interpretado e como as pessoas e grupos religiosos promoveram ou frustraram a construção da paz e a reconciliação. Os artigos submetidos à conferência incluíram O Papel da Paz Justa em uma Guerra Justa, Respostas Judaicas às Armas Nucleares e Perder e Encontrar a Fé: Estruturas de Justiça após a Guerra e Lesão Moral.

Os delegados analisaram como a religião ajudou a alcançar a cura pós-conflito, em nível pessoal, nacional e internacional, e discutiram o papel da religião na memorização e na memória. Para o diretor da AFCC, Geoff Withers, a crise mundial vivida atualmente apresenta novas dificuldades e novas realidades para os conflitos, afirmando que a conferência foi um importante momento para interação entre participantes de diferentes culturas. “Tem sido um ano muito desafiador e exigente, em escala global, e estamos imensamente privilegiados e honrados por ter recebido permissão para sediar a conferência na Academia de Defesa. Foi uma conferência fantástica e temos a sorte de poder fazer uma gama tão diversa de apresentações e poder interagir uns com os outros em um ambiente tão fabuloso”, afirmou. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da Universidade da Força Aérea (UNIFA), o Major Crístian elaborou seu artigo tendo como coautores o Tenente- Coronel Aviador André Cardoso Moura, que é Subcomandante do Corpo de Alunos (CA) da EPCAR e também instrutor no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), com sede no Rio de Janeiro (RJ) e o Capitão Especialista Doutor Henrique de Souza Rocha, que é professor titular no PPGCA da UNIFA.

Segundo o capelão, o artigo foi desenvolvido com base em experiências vividas por capelães brasileiros em diversas missões de paz, em conflitos externos e internos, como nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). “Nosso trabalho foi um breve apanhado histórico de participações e experiências de capelães militares brasileiros do Exército e da Marinha em algumas importantes operações de paz em que as Forças Armadas do Brasil atuaram. Apresentamos também como essas participações contribuíram para o sucesso das operações e vem contribuindo para o desenvolvimento de doutrina de emprego operacional do capelão brasileiro em atividades CIMIC (Civic-Military Cooperation)”, disse, afirmando que a participação na conferência foi um grande desafio, pelos delegados que receberam a apresentação e, também, por vencer a fluência em uma língua estrangeira. “Foi uma experiência inédita, desafiadora e gratificante falar em inglês para um grupo tão seleto de pesquisadores europeus e norte- americanos da área de defesa e religião. Agradeço a Deus, ao meu comandante Brigadeiro Silva Mendes, que me noticiou sobre a conferência e aos meus colegas, Tenente-Coronel Moura e Capitão Rocha, que aceitaram o desafio”, concluiu.

O evento fez parte da Rede Internacional para o Estudo da Guerra e da Religião no Mundo Moderno, que foi criada em 2009, quando o AFCC tinha sede na Amport House, para promover uma maior comunicação e colaboração entre os estudiosos que trabalham na área da guerra e religião do século 18 até os anos atuais.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Colaboração: Tenente-Coronel Moura
Fotos: AFCC / internet

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados