Home » Governo de Minas elimina exigência de autenticação de documentos em serviços estaduais

Governo de Minas elimina exigência de autenticação de documentos em serviços estaduais

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Autenticação agora é exigida apenas em casos específicos ou com exigência legal; simplificação facilita acesso dos mineiros aos 1.051 serviços cadastrados no Portal MG

Desburocratizar e simplificar os serviços públicos para atender os mineiros é uma das metas e compromissos desta gestão. Com foco nesse objetivo, o Governo de Minas, por meio do projeto Minas Atende da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), eliminou a exigência de autenticação em documentos nos serviços públicos cadastrados no Portal MG (mg.gov.br).

Atualmente, 1.051 serviços estão à disposição no Portal MG. A medida de simplificação dá mais celeridade aos processos e segue determinação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, de facilitar aos mineiros o acesso aos serviços públicos estaduais.

“A retirada da exigência de autenticação de documentos – prevista, inclusive, em Lei Federal – é uma meta vencida e não temos dúvidas de quanto isso facilita a prestação dos serviços, além de eliminar custos ao cidadão”, afirma a subsecretária de Gestão Estratégica da Seplag, Beatriz Góes.

Segundo a subsecretária, agora cabe ao agente administrativo atestar a autenticidade do documento, mediante a comparação entre o original e a cópia, sem a necessidade de o usuário apresentar a cópia autenticada em cartório.

A Seplag ressalta que a autenticação ainda pode ser exigida em casos específicos e/ou por exigência legal. A exigência de documentos autenticados se mantém, por exemplo, para os casos em que o usuário não pode apresentar o documento original no ato da solicitação do serviço para conferência do agente administrativo, em documentos enviados pelos Correios, assim como para os casos em que o documento solicitado é originalmente autenticado, como a procuração pública, e em serviços nos quais a exigência esteja especificada em lei.

Estratégico

O Minas Atende é um projeto estratégico do Estado que tem como objetivo aproximar o cidadão do Governo de Minas. Em 2019, quando foi lançado, a Seplag iniciou a coordenação de um grupo de trabalho responsável pelo levantamento e pela análise dos serviços que necessitavam da autenticação de documentos.

Atualmente, além da simplificação, o Minas Atende atua em frentes como inovação e modernização na prestação dos serviços e incentivo ao desenvolvimento dos funcionários públicos.

“A frente da simplificação é relevante para toda a gestão e para a população, uma vez que facilita o acesso dos usuários aos serviços públicos e implementa as diretrizes do Código de Defesa do Usuário, previsto na Lei Federal 13460/2017”, ressalta a diretora Central de Simplificação e Modernização Institucional, Amanda Dias.

Por Agência Minas.

Leia também:

Novo programa da Receita Federal deve ajudar empresas a cumprirem obrigações tributárias

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados