Evento organizado pela Seplag também marca lançamento do Painel de Contratações do Estado com microempresas e empresas de pequeno porte
O Governo de Minas Gerais inicia, nesta terça-feira (27/7), às 18h, o webinário “Central de Compras Governamentais de MG – Como participar das licitações do Estado?”. O objetivo é fomentar a participação de empreendedores nos processos de licitações do Estado. O evento segue, neste mesmo horário, nos dias 28/7, 3/8 e 4/8. As inscrições estão abertas ao público e podem ser feitas gratuitamente neste link.
A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), irá reunir especialistas para tratar sobre a temática de licitações: como funciona o processo, casos de sucesso, participação em pregão eletrônico, realização de cadastros, entre outros tópicos.
O seminário virtual integra as ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica assinado entre Seplag, Sebrae e Sede, em abril, para ampliar a participação dos pequenos negócios nos processos de compras públicas estaduais, apoiando e fortalecendo as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais.
“É do interesse do Estado de Minas Gerais aperfeiçoar, cada vez mais, o processo de licitação e compras públicas, beneficiando todos os envolvidos. O webinário é uma oportunidade para as empresas e entidades que buscam competitividade se capacitarem no assunto e de estarmos mais próximos dos nossos fornecedores”, destaca a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
Painel de Contratações
No evento também será lançado o Painel de Contratações do Estado com Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), outra iniciativa prevista no acordo de cooperação. Por meio da ferramenta, será feito o monitoramento do volume de recursos direcionados para contratações de empresas enquadradas na Lei Complementar (LC) 123 – o estatuto jurídico de microempresas e empresas de pequeno porte.
O painel irá viabilizar alternativas para ampliar a participação destes empresários nos processos e será gerido pela Seplag em conjunto com o Sebrae Minas.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, reforça a relevância da capacitação e do novo Painel.
“O atual momento político, econômico e social do país eleva ainda mais a importância de se aprimorar a atividade de compras públicas. O acordo de cooperação celebrado entre o Governo de Minas e o Sebrae promove ainda mais o uso adequado do poder de compra do Estado, ajudando a desenvolver economicamente regiões e setores, uma vez que capacitará as empresas e gestores públicos e privados, além de gerar espirais positivas que fortalecem a formalização do trabalho e das empresas”, considera.
A iniciativa reforça as ações voltadas ao desenvolvimento econômico do Estado e ao compartilhamento e disseminação de informações. “O sucesso dos nossos procedimentos contribui com o desenvolvimento econômico do Estado e, principalmente, deixa o Governo de Minas mais próximo de seus fornecedores”, afirma o subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados, Rodrigo Matias.
O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, assinala, nesse sentido, que os pequenos negócios são a base da economia mineira e podem contribuir ainda mais com o desenvolvimento local à medida que tiverem melhores oportunidades de participar das compras feitas pelo Estado.
“Este é o objetivo da nossa parceria com o Governo de Minas: descomplicar processos, estimular a participação do segmento nos editais e oferecer ferramentas, como o Painel de Contratações do Estado, que vai proporcionar melhor avaliação do mercado e a construção de estratégias estaduais para aumentar as contratações dos pequenos negócios mineiros”, ressalta.
Confira a programação neste link.
Por Agência Minas.