Nesta segunda-feira (28/07), por volta das 18h, a Defesa Civil recebeu informações de que uma das adutoras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Ilhéus, localizada no Distrito do Faria em Barbacena, havia se rompido. A água proveniente desse rompimento teria se deslocado sentido Rio das Mortes, causando o carreamento do solo no local afetado.
Foi verificado que a PCH Ilhéus possui duas adutoras que canalizam a água do Rio das Mortes para gerar energia elétrica. Uma delas, a esquerda da jusante, se rompeu devido ao colapso estrutural do canal que alimenta a PCH.
Não houve vítimas, nem pessoas ilhadas, desalojadas ou desabrigadas. Foi confirmado que não há residências próximas a uma eventual mancha de inundação. Não houve, nem haverá alterações no nível da água do Rio das Mortes a jusante (Barroso/São João Del Rei/etc).
A Usina é particular e a empresa vem tomando todas as medidas cabíveis para executar os reparos na adutora e na estrada vacinal que também foi afetada, inclusive sendo interditada para passagem de veículos pela Defesa Civil.
Nesta quinta-feira (29/07), às 9h será realizada uma nova vistoria no local para ratificar ou retificar os danos causados, uma vez que na inspeção anterior a falta de luminosidade prejudicou a visibilidade das estruturas atingidas.
Foto: Defesa Civil / FB
Polícias Civil e Militar resgatam mulher durante tentativa de suicídio em Lagoa Dourada