Home » Geração de energia solar no Brasil deve crescer 67% em 2021

Geração de energia solar no Brasil deve crescer 67% em 2021

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Índice

A geração de energia solar no Brasil deve crescer 67% em 2021. Os dados são do Boletim Mensal de Energia, produzido pelo Ministério de Minas e Energia. O documento aponta que a energia solar produzida no país deve chegar a 18 terawatts-hora neste ano, contra 10,7 terawatts-hora produzidos em 2020.
Ao comentar o boletim, o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia, André Osório, destacou que a produção de energia solar no Brasil deve se expandir ainda mais nos próximos anos.
O boletim também aponta uma expansão de 23% na produção de energia eólica em 2021 — crescimento também considerado expressivo pelo ministério. Esse tipo de produção elétrica deve chegar a 70 terawatts-hora neste ano.
A crise de chuvas que atingiu o país este ano diminuiu em 10% a produção de energia hidrelétrica, que é a principal fonte de eletricidade na matriz brasileira. Por isso, as usinas termelétricas a carvão precisaram ser acionadas para compensar a demanda. Esse tipo de produção, que é mais cara e poluente, cresceu 10% em 2021.
O professor Thiago de Oliveira Alves Rocha, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), não acredita que as energias sustentáveis vão substituir a produção termelétrica. Para ele, no entanto, a expansão das produções solar e eólica vai diminuir a dependência do Brasil de fontes poluentes.
Atualmente, a capacidade de geração de energia no Brasil supera os 180 gigawatts de potência.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM
Radio Agência Nacional.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados