Vinte e cinco casais tiveram a união oficializada em (19/09) durante a segunda edição do casamento comunitário promovido pela Prefeitura de Barbacena. O objetivo da ação é proporcionar que as pessoas possam se casar sem os altos custos e burocracias exigidos. A oficialização significa também o acesso a direitos e condições de pessoas com uma união estável passam a ter perante ao Estado.
A segunda edição do casamento comunitário ocorreu novamente nas dependências do Hotel Grogotó. Diante de familiares e amigos, os casais foram oficializados em uma cerimônia civil. Além disso, foi feita uma pequena recepção aos casais e convidados, inclusive com música ao vivo, bolo, salgados e doces.
As noivas foram produzidas para a cerimônia de casamento no SENAC e também tiveram o casamento registrado em fotos pela equipe da Prefeitura. Toda a produção do casamento foi feita pela secretaria de assistência social (SEMAS).
O prefeito de Barbacena, Carlos Du, falou da importância do evento. “É o segundo casamento comunitário que a gente está vivendo. É um projeto novo que a gente trouxe para Barbacena e marca muito mais do que uma união civil, muito mais do que um protocolo. É formalizar algo da vida de vocês. É mais um passo na decisão que vocês já tomaram”, destacou o prefeito em fala aos casais durante a cerimônia.
GIRO DE NOTÍCIAS / PMB