Trabalhos policiais, deflagrados em 11 cidades, contaram com apoio dos demais órgãos da segurança pública na região.
Ao longo das duas últimas semanas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou uma série de ações com objetivo de coibir os crimes nas cidades que compõem o 13° Departamento em Barbacena (DEPPC) e, assim, aumentar a segurança da população local.
Durante esses dias, foram desenvolvidas diversas ações preventivas e repressivas, em vários municípios pertencentes às Delegacias Regionais em Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei. O trabalho foi realizado pela PCMG em todo estado e contou com apoio dos demais órgãos da segurança pública.
Barbacena
Na cidade de Barbacena, foram realizadas ações policiais para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão, com a finalidade de coibir o tráfico de drogas e outros crimes na região.
Durante as ações, também foi realizada uma ronda noturna com objetivo de fiscalizar, identificar e recuperar veículos com queixa de furto ou roubo, além de combater a prática do “rolezinho”, quando diversos indivíduos saem de motocicleta praticando crimes de trânsito e colocando em risco a segurança deles mesmos e de outras pessoas.
Na operação noturna, foram abordados vários veículos, motocicletas e transeuntes, além da verificação de denúncias relativas ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Alto Rio Doce
No município de Alto Rio Doce, durante uma açã policial na zona rural, uma pessoa foi presa em virtude de mandado.
Santos Dumont
Já em Santos Dumont, policiais civis deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão referentes a investigações em andamento na Delegacia de Polícia Civil local.
Conselheiro Lafaiete
Na cidade de Conselheiro Lafaiete, um homem, de 21 anos, foi preso em flagrante após ser abordado em posse de um revólver calibre 32 municiado. Após buscas na residência dele, no bairro JK, também foram apreendidas mais duas munições, uma calibre 32 e outra calibre 38, além de uma bucha de maconha e sementes da mesma substância.
Também foram cumpridos uma série de mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de praticar os mais diversos tipos de crimes, como homicídio e tráfico de drogas, ocorridos na cidade e região. No total, foram presos cinco investigados e apreendidos três adolescentes, todos com envolvimento em homicídios consumados ou tentados.
Piranga
Em Piranga, a PCMG cumpriu cinco mandados de busca e apreensão contra três suspeitos de um homicídio ocorrido em outubro de 2023. O objetivo da ação foi dar continuidade à investigação em curso e reprimir outras possíveis condutas violentas possivelmente associadas ao tráfico de drogas.
Também no município, um homem foi levado à delegacia para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por ter sido encontrado com ele droga e apetrechos para o consumo.
Os mandados foram cumpridos nas áreas urbana e rural do município e resultaram na apreensão de aparelhos celulares e drogas.
Congonhas
No município de Congonhas, foi realizada uma blitz em conjunto com a Polícia Militar e com a participação da Guarda Civil Municipal. Diversas viaturas foram posicionadas em pontos estratégicos da cidade, visando coibir a chegada de produtos ilícitos, foragidos da Justiça ou armas de fogo na região. Vários veículos foram abordados e vistoriados.
Dando continuidade às ações desenvolvidas pela PCMG, foram realizados levantamentos e buscas com objetivo de localizar e prender indivíduos foragidos da Justiça pela prática de crimes graves. Um homem, de 31 anos, foi localizado e preso pela equipe de policiais civis. O investigado possuía dois mandados de prisão em aberto, das comarcas de Ibirité e Ponte Nova, por tentativa de homicídio.
Ouro Branco
Na cidade de Ouro Branco, foi desencadeada uma operação policial, na localidade de Olaria, para dar cumprimento a mandado de busca e apreensão com objetivo de localizar armas de fogo e combater a prática de crimes. Durante as buscas, uma arma de pressão foi localizada e recolhida.
Também foi realizada pelos policiais civis uma blitz para verificação de veículos e pessoas.
Carandaí
No município de Carandaí, a Polícia Civil de Minas Gerais em integração com a Polícia Militar, realizou blitzen educativas e rondas pela cidade, com objetivo de prevenir crimes na região.
São João del-Rei e Ritápolis
Nos municípios de São João del-Rei e Ritápolis, foram cumpridos mandados de busca e apreensão visando reprimir crimes de tráfico de drogas e de violência doméstica contra a mulher. As buscas tiveram como objetivo angariar elementos comprobatórios que servirão para instruir as investigações.
Também foi cumprido o mandado de prisão preventiva de um homem, de 29 anos, suspeito dos crimes de lesão corporal e ameaça contra a ex-companheira, além de disparo de arma de fogo em via pública.
Na data do crime, em dezembro de 2023, o investigado abordou a vítima nas proximidades da residência da mulher e a agrediu com uma coronhada na cabeça. Após a agressão, o suspeito ainda efetuou um disparo de arma de fogo na via pública, além de ameaçá-la alguns dias depois das agressões, quando a ex-companheira se deslocava para o trabalho.
Andrelândia
Em Andrelândia, a PCMG cumpriu mandado de prisão contra um integrante de um grupo criminoso da região. O homem, investigado por tráfico de drogas e ameaça, é suspeito de ser o responsável pela venda de entorpecentes na localidade.
Além da prisão efetuada, a equipe de policiais civis realizou uma série de visitas tranquilizadoras na região de Andrelândia. As visitas têm como foco o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Com base nas ocorrências já registradas pelas vítimas, os policiais civis treinados e capacitados para esse tipo de atendimento mantém contato com as mulheres, para dar o devido apoio e orientação.
Thays Cristina Garcia Ferreira
Assessoria de Comunicação – PCMG