Índice
Menina de três meses sofreu obstrução respiratória após amamentação
Um Cabo do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei realizou, na tarde desta sexta-feira, dia 3, o salvamento de um bebê que estava engasgado no Bairro Bom Pastor. De acordo com o pai da criança, sua filha teria sofrido a obstrução respiratória após a amamentação. De imediato, ele ligou para o Corpo de Bombeiros e explicou a situação. Do outro lado da linha estava o Cabo Sena, que passou a explicar os procedimentos necessários neste tipo de ocorrência. Após as primeiras orientações, o militar anotou o endereço e encaminhou uma equipe de resgate para o local. Além disso, Sena anotou o número do celular do solicitante e fez uma videochamada, de modo a poder explicar melhor a manobra. Em pouco tempo, a bebê já conseguia respirar normalmente.
De acordo com o Cabo Sena, “Neste tipo de ocorrência, a rapidez do atendimento é primordial, cada segundo conta. Após as primeiras orientações, percebi que, devido ao nervosismo, seria mais eficiente se fizéssemos uma chamada de vídeo por aplicativo de mensagens. Deste modo, pude corrigir o que eles estavam fazendo de errado e orientar melhor sobre os passos a serem seguidos”. Em alguns minutos, a equipe dos Bombeiros chegou ao local. Segundo o Sargento Ávila, chefe da guarnição de resgate, “No momento da nossa chegada, a menina já respirava, mas ainda com alguma dificuldade. O Cabo Castro, que também atendeu esta ocorrência, realizou o restante das manobras, o que permitiu que a menina respirasse melhor”. Após isso, os militares encaminharam a vítima para a Santa Casa, onde ficou sob cuidados da equipe de plantão.
A tecnologia como aliada para salvar vidas
Esta não foi a primeira ocasião em que Sena se utilizou de uma videochamada para atender uma vítima de obstrução respiratória. Em dezembro de 2022, o mesmo militar lançou mão deste recurso para auxiliar no salvamento de uma senhora que se engasgou com um pedaço de carne. “Somos treinados para orientar as pessoas pelo telefone da maneira mais clara possível o que, por muitas vezes, é um desafio, pois o solicitante normalmente está nervoso. A chamada de vídeo me permite visualizar o que está errado no procedimento e otimizar a manobra. No fim das contas, isso pode ser fundamental para salvar uma vida”, conclui o militar.
Equipe que atendeu a ocorrência: Sargento Ávila e Cabos Sena e Castro
CBMMG