Índice
Animal de grande porte pertence à órgão de pesquisa ligado à Universidade Federal
Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foram acionados, na tarde desta quinta-feira, dia 23, para o atendimento de uma ocorrência envolvendo animal em situação de risco na Colônia do Bengo. No local, uma vaca de grande porte estava dentro de um rio abaixo de um barranco de cerca de cinco metros. Após algumas horas de um trabalho bastante complexo, os Bombeiros conseguiram tirar a vaca do local. Ela foi entregue para os responsáveis da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), órgão responsável pelo animal.
De acordo com o Sargento Ávila, chefe da equipe que realizou o salvamento, “Trata-se de uma ocorrência bastante complicada, pois é um animal de grande porte em um local de difícil acesso. Além disso, a própria vaca fazia resistência na hora que tentávamos puxá-la, o que tornou necessária a montagem de um sistema de tração ainda mais elaborado”. Ainda segundo os Bombeiros, a vaca entrou na água e estava bastante arredia, vindo a atravessar o rio à cada aproximação dos militares. “Com o uso de técnicas de nós e amarrações, montamos um sistema de redução de forças. Deste modo, foi possível içar o animal e retirá-lo do local de risco”, explica Ávila. Os Bombeiros ainda explicam que, apesar da montagem deste sistema, foi necessário o empenho de uma grande quantidade de pessoas para a remoção do animal, que pesa cerca de 500 quilos.
Depois da retirada, os militares balizaram o trânsito na BR 494 para levar a vaca para o curral dentro da UFSJ, que fica a cerca de um quilômetro do local de onde foi resgatada. Sobre esta ocorrência, o Sargento afirma que “Nossa missão é salvar vidas, seja de pessoas ou animais. Apesar de todo o esforço e das horas de atuação, sempre vale a pena”.
Equipe que atendeu a ocorrência: Sargentos Ávila e Oliveira e Cabo Sena
CBMMG