Home » Projeto Aroari transforma a realidade de estudantes e sociedade com educação ambiental e redução da poluição por matéria orgânica

Projeto Aroari transforma a realidade de estudantes e sociedade com educação ambiental e redução da poluição por matéria orgânica

O objetivo do projeto é promover a Educação Ambiental num processo de aprendizagem que busca desenvolver atitudes, competências e responsabilidades,

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O “Projeto Aroari: Educação Ambiental e Redução da poluição por matéria orgânica” é uma iniciativa da Associação Socioambiental Filhos das Estrelas, uma OSC criada em Barbacena, em 2011, com o intuito de desenvolver ações de cunho educativo e socioambiental na região.

Para o desenvolvimento das ações, o Projeto Aroari, é coordenado por Ygor Azevedo, Nágela Khalil, Talita de Paula, Fernanda Bina e Yuri Azevedo, além de uma parceria fundamental com a Elera Renováveis.

O objetivo do projeto é promover a Educação Ambiental num processo de aprendizagem que busca desenvolver atitudes, competências e responsabilidades, especialmente no público infantojuvenil.

Desta forma, e buscando ampliar a atuação e os resultados previstos, o Projeto Aroari está atuando junto de escolas públicas das cidades de Barbacena e Santos Dumont.

Além disso, o projeto também realiza o gerenciamento adequado de resíduos sólidos orgânicos (restos de alimentos não processados) e do esterco animal, produzindo, assim, um adubo orgânico muito rico em nutrientes e que pode ser utilizado em diferentes técnicas de plantio.

Sobre o Aroari

O Projeto Aroari é uma iniciativa social criada em 2011, fruto de discussões e reflexões em torno de temas como a cidadania, o meio ambiente, a promoção dos direitos humanos e o acesso à cultura.

Ao longo desses 14 anos, a ASAFE (Associação Socioambiental Filhos das Estrelas) mantenedora do projeto Aroari, já atuou em várias cidades mineiras além do Rio de Janeiro e de uma recente aprovação em edital internacional.

Hoje, os principais eixos de trabalho da instituição são a Educação Ambiental, direcionada principalmente para escolas públicas da região, e o gerenciamento de resíduos orgânicos por meio da compostagem, que produz um adubo muito rico em nutrientes.

Em 2024 as ações do Aroari concentraram-se nos municípios de Barbacena e Santos Dumont, e para 2025, além de Barbacena, as ações do projeto chegam em Muriaé, onde uma parceria com o município vai levar a Educação Ambiental e o gerenciamento adequado de resíduos sólidos orgânicos.

 

Fonte: Barbacena Mais

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!