Home » Fronteiras têm papel estratégico no desenvolvimento regional

Fronteiras têm papel estratégico no desenvolvimento regional

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Pensar o território brasileiro de forma integrada, inclusiva e regionalizada. Esse é o papel do Programa Fronteira Integrada, uma das principais estratégias do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para implementar a Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O tema foi apresentado durante o lançamento da 35ª edição da Revista Tempo do Mundo. 

A publicação, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, debate o Desenvolvimento Fronteiriço e Migrações e reúne especialistas, gestores públicos e pesquisadores. As áreas de fronteira, por sua natureza geográfica e geopolítica, enfrentam desafios específicos, como tráfico ilegal, vulnerabilidade social e dificuldade de acesso a serviços públicos essenciais. Isso exige um olhar específico para o desenvolvimento territorial, como explica Vitarque Coêlho, coordenador-geral de Gestão do Território do MIDR:

A 35ª edição da Revista Tempo do Mundo traz 17 artigos assinados por pesquisadores que abordam os impactos das migrações internacionais nas regiões de fronteira. A atenção especial vai para temas como educação, assistência social, diversidade e xenofobia. Os textos também apresentam iniciativas de integração regional e o papel das políticas públicas no fortalecimento do bem-estar das populações fronteiriças.

Para mais informações o Governo Federal em desenvolvimento regional, acesse: MDR.gov.br

Reportagem, Janaína Castro
 

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!