Home » GRIPE: Mobilização nacional pretende vacinar 81,6 milhões de pessoas

GRIPE: Mobilização nacional pretende vacinar 81,6 milhões de pessoas

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Os sinais conhecidos de gripe são febre, tosse, dor de garganta, de cabeça e pelo corpo.. Com a proximidade do inverno, os casos de infecções virais respiratórias aumentam. No caso dos adultos, a intensidade dos sintomas pode variar. Mas grupos como crianças, gestantes e idosos podem apresentar complicações, desde uma sinusite a quadros mais graves como pneumonias e até morte.

A técnica em enfermagem Bianca Jost, da cidade de Três de Maio, no Rio Grande do Sul, já tomou a vacina este ano. “A vacina da Influenza é importante porque vai evitar que a doença se manifeste na sua forma mais grave. Faço atendimento a idosos, gestantes e crianças, então estou me protegendo e protegendo as outras pessoas também.”

Para evitar a infecção pelo vírus da Influenza, o Ministério da Saúde orienta a vacinação de todos os grupos mais vulneráveis às complicações da doença. O público-alvo estimado para a campanha de vacinação contra a gripe é de 81,6 milhões de pessoas, com a meta de vacinar pelo menos 90% das crianças, gestantes e idosos. Para os outros grupos serão contabilizadas as doses aplicadas.

A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz, Tatiana Portela, faz um alerta. “É muito importante que todas as pessoas dos grupos de risco, como crianças de 6 meses a menores de seis anos de idade, gestantes, idosos, que procurem um posto de saúde para se vacinar contra o vírus, especialmente as pessoas que moram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e também no sul do país, onde a campanha de vacinação contra o vírus já começou.”

O imunizante contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e mortes. Vale lembrar que as vacinas são seguras, eficazes e de graça. 

Vacinação contra Influenza: grupos prioritários

•    Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
•    Gestantes e puérperas;
•    Idosos com 60 anos e mais;
•    Povos indígenas;
•    Quilombolas;
•    Pessoas em situação de rua;
•    Trabalhadores da saúde;
•    Professores de escolas públicas e privadas; 
•    Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
•    Trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário;
•    Caminhoneiros;
•    Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
•    Trabalhadores dos Correios;
•    Pessoas com deficiência permanente; 
•    Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
•    População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

Participe da mobilização nacional pela vacinação contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto. Garanta a sua proteção! 

Para mais informações, acesse www.gov.br/vacinacao.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!