A 56ª Exposição Agropecuária de Barbacena começa na próxima quarta-feira, 14 de maio, com diversas atividades voltadas à valorização do setor agropecuário e shows de grandes artistas da música brasileira.
Como em todas as edições, a Polícia Militar estará presente garantindo a segurança de quem vai para o parque e também em seu entorno.
Mas nesse ano, a PMMG está com uma novidade: pela primeira vez na cidade, serão utilizadas câmeras inteligentes com reconhecimento facial durante o evento.
As câmeras filmam 360º e têm capacidade de identificar uma pessoa num raio de três a quatro quilômetros e estarão ligadas a uma central de videomonitoramento com o objetivo de identificar pessoas com mandados de prisão em aberto.
As imagens captadas por esses equipamentos serão enviadas, em tempo real, à central, sendo processadas e comparadas como banco de dados da Polícia Militar.
Em caso de identificação de indivíduos com mandados de prisão em aberto, os militares que estão no patrulhamento preventivo serão imediatamente acionados para realizar a abordagem e tomar as providências cabíveis.
Essa nova tecnologia de reconhecimento facial foi desenvolvida pelo Governo de Minas, por meio da Polícia Militar, e vem sendo utilizada desde antes do Carnaval em Belo Horizonte.
Desde sua primeira utilização até hoje, na capital, já foram presos cerca de 400 foragidos.
Agora a ideia é expandir para o interior do Estado em eventos com aglomerações como é o caso da Exposição Agropecuária de Barbacena.
Décima Terceira Região da Polícia Militar
Assessoria de Comunicação Organizacional