Home » CEARÁ: estado registra mais de 4,6 mil casos prováveis de dengue em 2025

CEARÁ: estado registra mais de 4,6 mil casos prováveis de dengue em 2025

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Ceará já registrou 4.699 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde (dados até 31/05/2025). No período, não foi registrado óbito em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue.

É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

O Ministério da Saúde destaca ainda que o uso de remédios deve ser feito após a orientação de um profissional de saúde. Tomar medicação por conta própria pode mascarar os sintomas e atrasar o tratamento adequado.

O microempresário Claudemir Vieira dos Santos, de 48 anos, é morador de Aracati (CE) e teve sintomas como dor e incapacidade de trabalhar por conta da dengue. Após o sofrimento causado pela doença, Claudemir passou a adotar medidas de prevenção aos focos do mosquito transmissor em casa e no trabalho.

“A gente sempre faz. Se tiver vasilha com água, essas coisas, a gente sempre dá uma esvaziada, não deixa água nas vasilhas. Lá, na oficina onde trabalho, também. Não deixo nada no quintal com água. Foi bem cruel assim [quando eu tive dengue], sofri um bocado, passei uns dias mal, mal mesmo.”

Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!