Home » Aviação cresce no Norte e movimenta mais de 5,5 milhões de passageiros no primeiro semestre

Aviação cresce no Norte e movimenta mais de 5,5 milhões de passageiros no primeiro semestre

por Barbacena em Tempo
0 Comente

No primeiro semestre de 2025, o movimento dos aeroportos da Região Norte do país registrou crescimento de quase 7% em comparação com o mesmo período de 2024. Este ano, foram registrados aproximadamente 5,5 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais. O dado é do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o desempenho positivo demonstra que os aeroportos nortistas acompanham o crescimento da aviação civil brasileira, que avançou 10% no período. Além disso, a pasta afirma que o cenário reforça o papel estratégico da aviação regional no transporte aéreo do país, impulsionada pela união de turismo, negócios e eventos internacionais.

O diretor de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias, Daniel Longo, avalia que o crescimento na movimentação de passageiros está relacionado ao momento positivo da economia brasileira que, de acordo com ele, avança em todas as regiões.

“O Brasil vem crescendo, e crescendo forte em todas as regiões. O Norte é uma região estratégica para o desenvolvimento nacional e o governo federal tem concentrado esforços para dotar a região de uma moderna infraestrutura aeroportuária. Isso acaba se refletindo em melhores serviços para os passageiros e também melhores condições de operação para as companhias aéreas”, aponta Daniel Longo.

Destaques entre os aeroportos

Juntos, os terminais de Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO) somaram mais de 3,7 milhões de passageiros no semestre. 

O Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans), no Pará, lidera a expansão da aviação no Norte, com alta de 0,5% na movimentação em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 1.882.276 milhões de passageiros. 

A expectativa é de que o fluxo aéreo se intensifique ainda mais na cidade no segundo semestre, considerando que a capital paraense vai sediar, em novembro, a COP 30 – evento global sobre mudanças climáticas.

Por outro lado, o Aeroporto Internacional de Manaus, Eduardo Gomes, apresentou um dos maiores percentuais de crescimento na região – com alta de quase 15% em relação ao primeiro semestre de 2024. O terminal movimentou 1.526.614 viajantes, frente aos 1.333.922 do ano anterior.

Em Palmas, o avanço foi de quase 10%. O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues atendeu 354.725 passageiros no semestre – número que superou os 324.387 registrados no ano anterior.

Resultado nacional

Considerando todos os terminais brasileiros, o relatório da Anac mostra que mais de 61,8 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos do país no primeiro semestre deste ano. O cenário representa um crescimento de 10% sobre os 56,2 milhões registrados no mesmo período de 2024.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!