Home » PIB cresce 1,4% puxado pela agropecuária

PIB cresce 1,4% puxado pela agropecuária

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% entre janeiro e março de 2025, em relação ao quarto trimestre do ano passado. O resultado foi puxado pelo desempenho de produção da agropecuária, que avançou 12,2% no período, na série com ajuste sazonal. Também houve alta de 0,3 % nos serviços. Já a Indústria recuou 0,1%. Os dados foram divulgados pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (30).

Conforme o IBGE, a economia brasileira acumulou R$ 3 trilhões no primeiro trimestre deste ano.

Em relação ao setor de atividades industriais, foi notado recuo de 1% nas indústrias de transformação e de 0,8% na construção. Já a eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e as Indústrias extrativas avançaram 1,5% e 2,1%, respectivamente. 

Entre as atividades de serviços, houve crescimento em informação e comunicação de 3,0%. 

Também foi identificado crescimento na despesa de consumo das famílias, de 1,0% e de 3,1%, na Formação Bruta de Capital Fixo.

Em relação ao quarto trimestre de 2024, houve avanço tanto nas exportações (2,9%) quanto nas importações (5,9%) de bens e serviços.

Comparação com 2024

Em comparação ao 1º trimestre de 2024, o PIB teve crescimento de 2,9%, com crescimento de 10,2% na agropecuária. Já na Indústria, o avanço foi de 2,4% e nos Serviços, de 2,1%.

O crescimento de 10,2% no setor agropecuário foi puxado, principalmente, pelo desempenho positivo de alguns produtos da lavoura, com safra relevante no primeiro trimestre, e pela produtividade. No Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado em maio pelo IBGE, entre os produtos com safra no 1º trimestre e crescimento na estimativa de produção anual. Confira:

  • soja: 13,3%;
  • milho: 11,8%;
  • arroz: 12,2%;
  • fumo: 25,2%.

Na mesma comparação, a indústria cresceu 2,4% e a construção 3,4% – sendo a sexta alta consecutiva. Em seguida aparece a Indústria de Transformação, com avanço de 2,8%, puxada por máquinas e equipamentos, metalurgia, além de produtos químicos e farmacêuticos. 

O valor adicionado dos serviços cresceu 2,1% ante o mesmo período do ano anterior. Todas as atividades apresentaram alta.

Também houve aumento do consumo das famílias, que cresceu 2,6%, influenciado pelo aumento na massa salarial real, no aumento do crédito disponível, apesar dos juros maiores. A despesa de consumo do governo também indicou aumento, em relação ao primeiro trimestre de 2024, de 1,1%.
 

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!