Home » Banco da Amazônia apresenta o Pecuária Verde na Agropec 2025, no Pará

Banco da Amazônia apresenta o Pecuária Verde na Agropec 2025, no Pará

por Barbacena em Tempo
0 Comente

 

A pecuária brasileira deve movimentar R$ 496,4 bilhões em 2025, segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) — um faturamento 9,2% superior ao registrado no ano passado. O resultado reforça a relevância do setor para a economia nacional e aponta para um cenário de crescimento.

Com foco em impulsionar uma transição para práticas mais sustentáveis na Amazônia, o Banco da Amazônia apresenta, nesta quinta-feira (14), na Feira Agropecuária de Paragominas (Agropec), no Pará, uma nova linha de financiamento, o Pecuária Verde. A iniciativa propõe um novo modelo de crédito rural sustentável, específico para a pecuária na região, cuja modelagem está em fase de refinamento e tem como principal objetivo a recuperação de área degradadas.

Segundo o Banco da Amazônia, o Pecuária Verde representa um passo inovador na oferta de soluções financeiras alinhadas à realidade amazônica. A ação integra a fase de aprimoramento e validação do modelo piloto, conduzida em parceria com instituições estratégicas e com apoio técnico do Cirrad e Embrapa, viabilizados através de Cooperação Técnica entre o Banco da Amazônia e a Agencia Francesa de Desenvolvimento, o Programa AMABIO.

“Com apoio técnico do Programa Amabio, o Pecuária Verde está sendo refinado como um instrumento de crédito que alia produção com responsabilidade socioambiental — uma resposta concreta aos desafios da pecuária sustentável na região”, informa o Banco da Amazônia em nota oficial.

A participação do Banco da Amazônia na Agropec mostra aos participantes da feira os avanços do piloto da Linha de Financiamento para o Pecuária Verde. 

Essa linha será viabilizada através dos recursos destinados ao setor rural, especificamente a Agricultura Familiar, e reforçando o compromisso do Banco da Amazônia com o setor, disponibilizará, via Plano Safra 25/26 R$ 1,8 bilhão destinado à agricultura familiar. O presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, afirmou que a tendência é que o cenário continue positivo, com avanço de alocações para agricultores ano a ano.

“Ou seja, a gente vem num crescimento forte de alocação de recursos e isso vai continuar. Isso é um mantra aqui pra gente, que os pequenos portes são prioridades do banco”, disse Luiz Lessa.

Inovação

O Pecuária Verde propõe um novo paradigma para o financiamento da pecuária na Amazônia, com a integração de critérios ambientais, sociais e climáticos.

Conforme a instituição bancária, a apresentação demonstra o compromisso do Banco com instrumentos financeiros inovadores. Além disso, demonstra a construção participativa de soluções financeiras que fomentem a regularização ambiental e a recuperação de áreas degradadas na Amazônia.

Como o produto ainda não está em etapa de piloto, o Banco da Amazônia garante o lançamento de uma linha de crédito inovadora voltada aos pecuaristas da região e, ainda, reforça que a sociedade será informada assim que a novidade estiver pronta para contratação.

Agropec

A Agropec tem como objetivo fortalecer o agronegócio em Paragominas. A ideia é fomentar a economia e o desenvolvimento da região, a partir da divulgação de marcas, captação de clientes, exposição de empresas, entre outras atividades voltadas para o público-alvo.

A Agropec ocorre entre 9 a 17 de agosto, das 12h às 23h, no Parque de Exposições de Paragominas, no Pará.

O estande do  Banco da Amazônia estará aberto durante todo o evento para recepcionar os clientes e prospectar negócios.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!