Home » Coalizão empresarial apresenta 23 propostas para acelerar metas climáticas

Coalizão empresarial apresenta 23 propostas para acelerar metas climáticas

por Barbacena em Tempo
0 Comente

A coalizão empresarial Sustainable Business COP (SB COP) apresentou, na segunda-feira (22), um conjunto de 23 medidas prioritárias para acelerar o alcance das metas climáticas e ampliar o papel do setor privado nas negociações internacionais. O documento foi entregue ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, durante o High-Level Event da SB COP, em parceria com a Bloomberg, na Semana do Clima de Nova York.

Lançada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a SB COP é uma aliança global que reúne quase 40 milhões de empresas em mais de 60 países.

As recomendações estão organizadas em cinco objetivos centrais:

●    acelerar a transição energética, em linha com a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5ºC;
●    promover apoio financeiro para enfrentar a crise climática, possibilitando crescimento econômico compatível com a agenda climática;
●    garantir uma transição justa, ampliando acesso à energia e ao saneamento básico por meio de infraestrutura urbana sustentável e capacitação de pessoas;
●    fortalecer cadeias de valor sustentáveis, incorporando princípios de economia circular e bioeconomia globalmente;
●    reforçar a colaboração global, alinhando estruturas comuns para mercados de carbono e bioeconomia.

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo,  as propostas tratam de temas estratégicos como transição energética, bioeconomia, economia circular, finanças sustentáveis e cidades inteligentes.

“A SB COP é uma iniciativa inovadora de engajamento do setor privado. Tem uma abrangência internacional, mas também com um desdobramento aqui para o nosso país, em termos de legado”, ressalta Bomtempo. 

Outros temas abordados incluem sistemas alimentares, soluções baseadas na natureza, empregos e habilidades verdes. As recomendações também serão debatidas na Pré-COP da CNI, marcada para 15 de outubro, em Brasília. 

Além de elencar prioridades, a coalizão empresarial também reunirá exemplos de como as empresas em todo o mundo estão contribuindo para a transição para uma energia sustentável. “São cases recebidos de várias partes do mundo, e a ideia, com certeza, é trabalhar cada vez mais essa agenda de implementação”, explica o superintendente. Os cases serão apresentados na COP30, que acontecerá em Belém (PA), em novembro. 

O Sistema de Registro Nacional de Emissões (Sirene) aponta que a indústria responde por menos de 10% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Ainda assim, o setor exerce papel estratégico na promoção de soluções sustentáveis, inovadoras e que gerem desenvolvimento econômico. É o que defende o professor de Engenharia e Mudanças Climáticas da Universidade de Brasília (UnB), Rafael Amaral Shayani. 

“A articulação do setor privado é de extrema importância para que as metas do Acordo de Paris e dos novos acordos que vão ser feitos na COP 30 sejam alcançadas. O papel do poder público é estimular o setor privado, mas na prática são as empresas que podem fazer bastante coisa para reduzir a emissão de gás de efeito estufa”, destaca o professor. 

Evento High-Level Event da SB COP, em NY

O High-Level Event, onde o documento foi entregue, reuniu autoridades e lideranças empresariais, como Ricardo Mussa, chair da SB COP; o vice-presidente da CNI, presidente da Federação das Indústrias de Rondônia https://portal.fiero.org.br/ e do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé; e o presidente da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), Alex Carvalho.

Foram convidados os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da Casa Civil, Rui Costa; o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e o governador do Pará, Helder Barbalho.

Entre os convidados internacionais, estão Paul Polman, referência global em liderança empresarial na agenda climática; Michael Bloomberg, empresário e ex-prefeito de Nova York; e Teresa Ribera, vice-presidente executiva para uma Transição Limpa, Justa e Competitiva da União Europeia.

Meses de trabalho

O documento com as propostas é resultado de meses de trabalho de grupos temáticos formados por CEOs e executivos de empresas brasileiras e multinacionais, entre elas Natura, JBS, Solvay, Ambipar, MRV, Schneider Electric, re.green e eB Climate. A iniciativa também reúne parceiros institucionais, como o Fórum Econômico Mundial, a Câmara de Comércio Internacional (ICC), as redes Brasil e Austrália do Pacto Global da ONU, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a International Finance Corporation (IFC).

Em junho, a SB COP passou a integrar a Marrakech Partnership for Global Climate Action, ligada à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A plataforma conecta iniciativas de atores não estatais e busca acelerar a implementação do Acordo de Paris.

VEJA MAIS:

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!