Home » DOM AIRTON RECEBEU O PÁLIO SAGRADO DAS MÃOS DO PAPA FRANCISCO

DOM AIRTON RECEBEU O PÁLIO SAGRADO DAS MÃOS DO PAPA FRANCISCO

por Barbacena em Tempo
0 Comente

O Santo Padre presidiu na manhã desta sexta-feira (29), na Praça de São Pedro, à solene celebração eucarística por ocasião da Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.

Os arcebispos de São Paulo e Rio de Janeiro, Cardeal Odilo Pedro Scherer e Cardeal Orani João Tempesta, concelebraram com o Pontífice.

Durante a cerimônia, o Papa entregou os Pálios sagrados aos 30 arcebispos metropolitanos nomeados durante o último ano, entre os quais, o único brasileiro foi o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Em sua homilia, Francisco retomou a tradição apostólica, que acende e revigora a alegria do Evangelho.

E precisamente sobre o Evangelho de hoje, pôs em realce a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos: “E vós, quem dizeis que Eu sou?”. Tomando a palavra, Pedro respondeu: “Tu és o Messias”, o Ungido, o Consagrado de Deus. E o Papa disse: “Muito me apraz saber que foi o Pai a inspirar esta resposta a Pedro, que via como Jesus “ungia” seu povo. Jesus, o Ungido que caminha, de aldeia em aldeia, com o único desejo de salvar e aliviar quem estava perdido: ungia os mortos, os enfermos, as feridas, o penitente. Unge a esperança! Assim, todo pecador, derrotado, doente, pagão se sentiam membros amados da família de Deus”.

Como Pedro, disse o Papa, também nós podemos confessar, com os nossos lábios e o coração, não só o que ouvimos, mas também a nossa experiência concreta de termos sido ressuscitados, socorridos, renovados, cumulados de esperança pela unção do Santo.

E acrescentou, “O Ungido de Deus leva o amor e a misericórdia do Pai até às extremas consequências. Este amor misericordioso exige ir a todos os cantos da vida e chegar a todos, ainda que pudesse colocar em perigo o próprio “nome”, as comodidades, a posição, o martírio”.

Entrevista de Dom Airton ao Vaticano News

Em entrevista ao padre Arnaldo Rodrigues, do Vaticano News, Dom Airton fez uma reflexão sobre o pálio e ressaltou dois aspectos da importância em recebê-lo. “O primeiro é que todo bispo tem jurisdição em sua diocese, ele exerce o seu ministério em uma diocese. No caso do arcebispo metropolitano, ele recebe o pálio porque esse sinal comporta uma jurisdição que o bispo terá em uma província eclesiástica, não é uma jurisdição de governo, mas de cuidar, zelar, para que cada diocese da província esteja bem.  O segundo aspecto é que o recebimento do pálio compromete mais o arcebispo com o Santo Padre, por isso, ele recebe das mãos do Papa. O Pálio como essa proximidade no pastoreio do povo de Deus. Talvez este segundo aspecto seja mais profundo, pois, ele não diz respeito ao governo, mas diz repeito a evangelização, a presença, ao acompanhamento”, disse Dom Airton.

Leia a homilia do Papa Francisco na íntegra.

Foto: padre Arnaldo Rodrigues

Fonte:A.M.

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados