Home » Como ser um doador de órgãos no Brasil: entenda os passos e a importância da autorização familiar

Como ser um doador de órgãos no Brasil: entenda os passos e a importância da autorização familiar

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Você sabe como ser um doador de órgãos? Já pensou em doar, mas não sabe por onde começar? No Brasil, o primeiro passo é simples, mas essencial: conversar com a família. Não é necessário registrar a intenção de doar em cartório ou documentos, a doação de órgãos e tecidos só é realizada após a autorização familiar, mesmo que a pessoa tenha manifestado esse desejo em vida. 

Carolina de Fátima Couto, enfermeira do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), destaca que o Brasil possui uma rede pública estruturada, oferece segurança e acesso gratuito aos pacientes em todas as etapas do processo. “O Brasil possui um sistema público de transplantes que garante qualidade, transparência e segurança em cada etapa, sem nenhum custo ao paciente”, disse.

O segundo passo acontece após o diagnóstico de morte encefálica. Nesse momento, a família é entrevistada por uma equipe de profissionais de saúde, que explica o processo de doação e solicita o consentimento. 

Se a família autoriza, é realizada uma segunda parte da entrevista, voltada para a investigação do histórico clínico do possível doador. O objetivo é avaliar se os hábitos de vida ou doenças pré-existentes podem comprometer os órgãos e tecidos, para garantir a segurança dos receptores e dos profissionais envolvidos. Neoplasias e alguns tipos de infecções, por exemplo, podem inviabilizar o transplante. Por isso, essa entrevista é fundamental para assegurar que os órgãos doados estejam em condições adequadas.

Os órgãos doados vão para pacientes que estão em lista de espera, organizada por estado ou região e monitorada pelo SNT.

Dizer sim à doação é dizer sim à vida

A enfermeira reforça que doar órgãos e tecidos é uma atitude que transforma vidas e leva esperança a quem espera por um transplante. “A doação de órgãos e tecidos é um ato de amor que ultrapassa a própria vida. Ao decidir doar, você dá esperança a pessoas que aguardam no limite entre a vida e a morte. Conversar com a família, declarar sua vontade e apoiar essa causa é um gesto que pode mudar destinos. Dizer sim a doação é dizer sim à vida”, enfatiza.

Uma única pessoa pode salvar até oito vidas. A doação consentida é a modalidade que mais se adapta à realidade brasileira, por trazer segurança ao doador, ao receptor e aos serviços de transplante. 

“Você diz sim, o Brasil inteiro agradece”. Converse com sua família e seja um doador. Para mais informações, acesse o site gov.br/saude.

Pixel Brasil 61

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados

error: Content is protected !!